RIO JAGUARIBE, NA CIDADE DE JAGUARUANA, AGONIZA E PEDE SOCORRO!



 

O Rio Jaguaribe nasce na serra da Joaninha, no município de Tauá e deságua no Atlântico no limite dos municípios de Aracati e Fortim. É o maior curso de água do território cearense com 610 km de extensão. Como todo curso de água cearense, o rio sofre influência das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas (janeiro a julho), bem como das marés as quais impedem que o mesmo sofra uma interrupção no seu curso inferior durante a época da seca.

Olhar para essas imagens e ver nosso Rio Jaguaribe nesta situação, o sentimento que nos dá é como se estivesse vendo um pai de família partindo e deixando órfã uma família. Pra quem não sabe, a grande maioria das famílias de Jaguaruana tem uma ligação de sobrevivência com esse Rio. Quem de nós não nos alimentou com legumes, frutas, verduras, peixes e crustáceos produzidos pela água deste afluente?


     style="display:block"
     data-ad-client="ca-pub-1514761005057416"
     data-ad-slot="2638570287"
     data-ad-format="auto">

Há muitos anos atrás, o Rio Jaguaribe era conhecido como o maior rio seco do mundo, vindo a mudar sua história logo após a construção do açude Orós que com suas águas acumuladas no período chuvoso, alimentava o rio durante o período de verão, o tornando assim como rio perenizado. Nos anos 80, com apenas o Orós alimentando o Rio, presenciei aqui em Jaguaruana, período de muita fartura mesmo no período pós-chuvas.


Alguns anos depois, com a construção do Açude do Castanhão, criava-se a ilusória esperança de que os problemas de escassez teria se acabado de vez, falsa impressão. Durante algum tempo, nosso rio realmente foi abastecido com uma boa quantidade de água, mas talvez por falta de planejamento e investimento político, as coisas hoje pioraram e muito e o que antes era a esperança, a certeza, hoje é apenas lamento e tristeza.


Vários foram os fatores que fizeram com que nosso Rio Jaguaribe chegasse a essa situação. Não podemos esquecer que nos últimos 07 anos,as chuvas vieram com grande irregularidade, também não podemos deixar de lembrar que a mão do homem com sua ação destruidora, tem sua responsabilidade também. Quando criança ouvia muito meu avô dizer: DE ONDE SE TIRA E NÃO SE BOTA UM DIA SE ACABA. Pura verdade.


Sei que algumas pessoas quando lerem esse artigo irá achar que estou sendo tendencioso ao falar da situação do Rio apenas no município de Jaguaruana. Sei também que alguns irão taxar de besteira, pra mim isso não importa, é um direito de cada um achar o que quiser. Hoje, o que importa de verdade, é saber que nosso município, assim como os demais do Vale do Jaguaribe, olha para nosso rio e se sentem um monte de filhos sem o Pai.


Recentemente o Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruana fez um apelo às demais autoridades do município, que unissem forças para buscar junto às autoridades do Estado, uma forma de amenizar o problema que aflige nossa cidade e o Vale. Foi criticado por pessoas que acharam que ele estava querendo fazer política com  essa situação, dizendo que isso é culpa da Natureza. De certa forma, até concordo que a Mãe Natureza tem sua parcela, não de culpa, mas sim de cobrança.


Se o homem não tivesse usado do seu egoísmo, desmatado as matas similares, distribuído de forma irracional a água no período da escassez e não tivesse pensado apenas no ser individual, com certeza, a Mãe Natureza não estaria castigando seus filhos, nosso rio estaria vivo e o povo da nossa cidade teria orgulho de semanalmente ir ao Rio Jaguaribe se divertir com suas famílias, fato que hoje já não acontece mais, lamentável.

Por: Manoel Martins Junior.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

1 comentários:

  1. Estamos no quinto ano de seca, entrando no sexto, a reserva hídrica que tínhamos era o Castanhão, mais o Castanhão como qualquer outro reservatório não é infinito, tende a secar se não houver recargas, e foi oq aconteceu nos últimos anos.

    ResponderExcluir