SARDANHA UMA LENDA, AINDA VIVA, DE JAGUARUANA!



30 de Abril de 2016 guardemos bem esta data. Passando pelas ruas do Bairro Tabuleiro, periferia de Jaguaruana, me deparei com aquela que pra mim é a maior lenda viva da história de nossa cidade. Estou falando de nada mais nada menos do que o lendário Sardanha, o homem que na maioria de sua vida, se alimentou de insetos, restos mortais de animais e até mesmo animais peçonhentos como cobras de todas as espécies de nossa região.

Quando decidi subscrever este artigo, o fiz por acreditar que as imagens que estamos vendo desse rapaz, nos faz acreditar que mais dias ou menos dias, nós Jaguaruanenses ficaremos apenas na lembrança de quem foi Sardanha para nós e para nosso Vale do Jaguaribe. Se perguntarmos nos municípios de Jaguaruana, Russas, Aracati, Itaiçaba e até mesmo em Mossoró no Rio Grande do Norte, ouviremos quase que unanimemente, pessoas relatarem histórias reais deste homem.

Nos meus 43 anos de vida, presenciei na minha infância e adolescência grande parte da história do Sardanha. Nunca saiu do seu mundo, fez e faz ainda história com suas frases, É MEU AMIGO, QUERO BEM A CHICA (COBRA) E COMO UMA JARARA É BOM. Sardanha nunca agrediu ou desrespeito ninguém, porém as crianças antigamente tinham muito medo dele, pois quando praticava as travessuras, as mães logo diziam: VOU CHAMAR O SARDANHA PRA LHE PEGAR. Isso era penumbroso.

Por muitas vezes foi internados em hospitais do Estado do Rio Grande do Norte. Estudado e acompanhado por médicos, nem mesmo a medicina foi capaz de descobrir por qual motivo esse ser humano se tornara imune ao veneno desses insetos e muito menos por que o mesmo teria pegado gosto por essas iguarias. Muitos comentam que possivelmente algumas palavras mal ditas por sua mãe, o tivesse o amaldiçoado a essa tormenta, contos populares.

Diante a tantas história desse cidadão, esses são apenas alguns detalhes desse Jaguaruanense que apesar de sua saúde aparentemente frágil, continua ainda, mesmo que de forma discreta, fazendo sua história. Para nós que temos a felicidade de ainda poder ver em meios as nossas ruas, ficamos felizes. Para aqueles que escutam falar e não acredita nestas histórias, uma pena e para aqueles que vierem depois de nós, tenham uma certeza, SARDANHA, O HOMEM QUE COMIA COBRAS, REALMENTE EXISTIU.

Meu muito obrigado antecipado a todos os leitores do Blog Jaguaruana Verdade que lerem essa matéria. Fica aqui o meu apelo para cada um de vocês que queiram conhecer a fundo a história deste homem que, ainda há tempo. Venha à cidade de Jaguaruana, não perca essa oportunidade, afinal, o tempo passa e como vimos nas imagens, pode ser que amanhã ele já não esteja mais entre nós.

Por Manoel Martins Junior.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

3 comentários: