Pesquisa O POVO/DATAFOLHA. RC lidera; Wagner e Luizianne embolados

Primeiro levantamento feito após o início da campanha eleitoral mostra empate técnico entre Capitão Wagner e Luizianne na busca de vaga no 2º turno

Política 
A eleição municipal em Fortaleza começa com o prefeito candidato à reeleição na frente e outros dois em disputa direta por vaga no 2º turno. Roberto Cláudio (PDT) lidera com 27% das intenções de voto. A seguir, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) tem 20% e a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) aparece com 17%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Wagner e Luizianne estão tecnicamente empatados.
 
Os números são da pesquisa O POVO/Datafolha, no primeiro levantamento depois da definição de candidatos e do início da campanha eleitoral. Após os líderes, aparecem Heitor Férrer (PSB), com 9%, e Ronaldo Martins, com 4%.
  João Alfredo (Psol) e Tin Gomes (PHS) têm 1% das intenções de voto, cada. Francisco Gonzaga (PSTU) chegou a ser citado, mas não pontuou. Disseram não saber em quem devem votar 9% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 12%.

Rejeição
Entre os três concorrentes na dianteira, Capitão Wagner tem menor rejeição, com 13% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”. Já Luizianne lidera o quesito, com 35% de rejeição, seguida de RC, com 29%.

Outros candidatos possuem índices de rejeição próximos entre si. Tin Gomes tem 15%, Francisco Gonzaga 14%, João Alfredo 13% e Ronaldo Martins 11%. Houve 5% dos entrevistados que disseram não votar em nenhum dos candidatos na disputa.
 
Ainda entre os três com mais intenções de voto, Wagner também é o menos conhecido. Há 84% dos entrevistados que dizem saber quem é o candidato. Desse total, 28% disseram terem só “ouvido falar” dele. Roberto Cláudio e Luizianne, por sua vez são conhecidos, respectivamente, por 97% e 96% dos eleitores.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde a relação dos candidatos na disputa não é apresentada ao entrevistado, o prefeito lidera isolado, com 17% das menções. Luizianne Lins é citada por 6% dos eleitores e Capitão Wagner, 5%. Logo após, aparecem Heitor Férrer, com 3%, e Ronaldo Martins, com 1%. João Alfredo é citado, mas não chega a 1%.

Nessa pesquisa espontânea, 52% dizem não saber em quem devem votar. A intenção de voto nesse tipo de pesquisa é considerada mais consolidada, pois o eleitor já tem na cabeça o nome de em quem pretende escolher.
 
A pesquisa começou a ser realizada na última quinta-feira, 18, após dois dias de campanha eleitoral, e foi concluída nesta sexta-feira, 19. Foram ouvidos 800 eleitores.
 

     style="display:inline-block;width:970px;height:90px"
     data-ad-client="ca-pub-1514761005057416"
     data-ad-slot="8973013885">


O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-03508/2016. 

A pesquisa
O POVO/Datafolha foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto e ouviu 800 eleitores em diversos bairros de Fortaleza. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos

Compartilhe no Google Plus

Sobre Manoel Martins

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário