Saí de Jaguaruana com uma malinha na mão, uma calça e uma camisa dentro dela, deixando meus pais para depois ir buscar.



Assim começa a história de mais um Jaguaruanense que temos espalhado por esse Brasil a fora. Francisco Eudes Fernandes, um cidadão que, em 1969, ou seja, há 47 anos, teve que deixar sua Terra Natal para buscar sua sobrevivência em outras Terras no Norte do nosso Brasil. Nunca esqueceu sua cidade Jaguaruana que a ama com muita ternura e recorda os momentos vividos com a família. "A vida não era fácil, a situação financeira naquela época era de arrepiar, por isso tive que deixar minha Terra com o coração partido", diz o Jaguaruanense com o peito se derramando em lágrimas.

O ano 1969 em que Francisco Eudes Fernandes tomou a difícil decisão de ir embora do lugar em que nasceu. Nascido na localidade de Córrego de Areia, zona rural de Jaguaruana, Francisco Eudes cresceu brincando nas águas que corriam nas margens do córrego. Com uma infância difícil, o mesmo sempre esteve ao lado dos pais que tiravam o sustento da Agricultura, no entanto, as dificuldades o fizeram deixar sua Terra natal em busca de dias melhores e graças a Deus, ele conseguiu.

Chegando ao Norte do Brasil, mais precisamente no Estado de Roraima, o mesmo conseguiu um emprego de operador de máquinas na empresa Camargo Correia. Ao começar ganhar seu dinheirinho, o enviava para sua mãe através dos correios, para que a mesma junto com seu pai pudesse ter uma vida melhor. O tempo foi passando e ele conseguiu levar seus pais para o Norte do Brasil, ao qual os cuidou até o dia em que Deus os levou para morar junto Dele.

A vida desse Jaguaruana não foi fácil, enfrentou em Jaguaruana secas e cheias. No Norte do Brasil teve que se adaptar a uma realidade diferente a sua aqui em nossa cidade. No início foi muito difícil, a saudade da família era algo atormentador, mas que se aquietava com seu pensamento positivo e de Fé que sabia que tinha que vencer, não só por ele mesmo e sim pelos pais e família.

Hoje, Francisco Eudes mora em Manaus e tem um bom comércio na cidade. Segundo ele, é um homem rico, não de bem material, pois graças a Deus o que hoje tem dá para sobreviver, mas sim de família. Muito bem casado, o mesmo tem quatro filhas cujas todas já são formadas e que vivem bem com seus respectivos empregos. Das quatro, três são bem casadas, fato que o deixa muito feliz. O mesmo já não tem mais seus pais, mas sabe que, como filho, cumpriu sua missão.

Já fazem mais de trinta anos que esse filho de Jaguaruana não visita sua Terra Natal, mas isso não quer dizer que o mesmo não a ama. Em uma recente conversa com esse que subscreve esse artigo, o mesmo falou da saudade e das recordações que tem quando ver as postagens no face que mostra imagens de Jaguaruana. Ele também recordou vários nomes de famílias e amigos que por aqui deixou, inclusive lembrou-se dos carnavais da época que o senhor Chico Zé de Joana fazia em seu clube.

Quero aqui finalizar mais esse pequeno relato da vida de mais um filho de Jaguaruana que teve que deixar sua Terra Mãe por causa das dificuldades. Venceu na vida, mas não esqueceu o Sol que o cobriu e a água que bebeu enquanto aqui morou e que guarda com amor e carinho, as boas recordações da sua cidade e do seu povo. Parabéns amigo e obrigado por proporcionar ao Blog Jaguaruana Verdade à oportunidade de contar um pouco da sua história de vida!

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário