09 de Maio de 2010, morreu em Jaguaruana Raimundo de Sales Façanha ou nosso querido Padre do Céu. Nove anos de saudade.


O ano era 2010 e foi no dia 09 de Maio, daquele ano, que Jaguaruana Perdia um de seus mais ilustres filhos. Raimundo de Sales Façanha, ou simplesmente Padre do Céu. Recorde-me muito bem que em uma manhã chuvosa a notícia logo tomou conta da cidade. A emoção enchia de lágrimas os olhos dos fiéis que sabiam que não ouviriam mais aquela voz rouca, mas verdadeiras nas missas matinais dos Domingos.

Foram mais de 50 anos em que esse filho de Jaguaruana esteve à frente da nossa paróquia. Casamentos, batizados, 1ª Eucaristia, momentos marcantes na vida de quase 100% dos Jaguaruanenses que a partir do dia da morte do nosso Padre do Céu, só poderão ser lembrados através de imagens que ficaram espalhadas em milhares, pelos lares de nossa cidade.

Raimundo de Sales Façanha era um homem justo, de bom coração. Fazia da sua fé sua religião, mas cuidava com amor e carinho, do seu rebanho ao qual conduzia de forma simples, humilde e objetiva. Foi amigo do meu avô, Lourenço Martins de Almeida e a ele incumbiu à missão de dividir, palmo a palmo, as Terras do Bairro Alto, para que seus irmãos Jaguaruanenses tivessem o direito de ter o espaço para construir sua moradia.

Hoje, Padre do Céu está, com certeza, ao lado de Deus e de seus pais. Aqui em nossa Jaguaruana, ainda vive sua irmã Salete, ao qual o Monsenhor recebeu a missão de cuidá-la, mas que a mesma foi interrompida no dia 09 de Maio de 2010 quando ele foi atender ao chamado do Pai.

Sua partida nos trouxe muita tristeza, pois perdemos uma excelente pessoa, mas ao mesmo tempo o conforto nos fez acreditar que aquele pedacinho do Céu que tínhamos em nosso meio, foi interceder ao Pai por cada um de nós. A data de seu enterro ficará marcada para sempre em minha memória.

Naquela tarde de uma multidão comovida nas Ruas de Jaguaruana chorando por sua partida, minha mãezinha Rosália, que hoje está ao lado de Deus, me pediu que a levasse para que a mesma se despedisse pela última vez, do Padre que a casou, batizou todos os seus filhos e também fez a primeira eucaristia de ambos. Nunca me esqueci desse momento, naquela tarde, vi minha mãe chorar copiosamente por sua partida. Padre do Céu, uma grata lembrança na memória de quem o conheceu pessoalmente, assim como eu. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário