Depois de vários anos enfrentando Sol e Chuva, Prefeito de Jaguaruana recupera estátua do grande líder político, Chico Jaguaribe.


Para uns o maior líder político que Jaguaruana já teve e para outros, reconhecidamente, ganhou o título de pai dos pobres. Assim era chamado Chico Jaguaribe, o político da Terra da Rede que mandou na cidade por mais de quatro décadas, consecutivamente. Não vou me aprofundar muito na história política do mesmo, porém, me furtarei ao direito de falar apenas que ouvi dos mais antigos, afinal, Deus não me deu a graça de conhecê-lo em vida.

Chico Jaguaribe que também era pai do Ex Prefeito de Jaguaruana, Raimundo Francisco, falecido recentemente, foi prefeito em Jaguaruana, salvo engano, em três oportunidades. Também chegou assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, sendo, até nos dias atuais, o único Jaguaruanense a ser eleito Deputado. Conta à história que ele nunca perdeu uma eleição. Foi responsável pela entrada do Ex Prefeito Manezinho Barbosa na política de Jaguaruana e também a de seu filho, Raimundo Francisco, ao qual o conseguiu o eleger a Prefeito, quando o mesmo tinha apenas 18 anos de idade. Faleceu no início da década dos anos oitenta e até hoje, muitas famílias Jaguaruanenses sentem sua falta.
Como a história não pode ser apagada e o legado tem que ser deixado, foi construído, há muito anos atrás, um monumento que reflete a imagem do Ex Prefeito na Praça da Igreja Matriz de Jaguaruana. Uma homenagem, mais do que justa, para o homem que dizia não ter inimigos políticos, pois acreditava que a política era uma forma de agregar e não de separar, mesmo estando em lados opostos. A estátua de Chico Jaguaribe é, até nos dias atuais, visitadas por diversas pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar a história deste grande político.

Passado os anos e enfrentando sol e chuva, o monumento começou a sofrer os efeitos e a degradação do tempo. Após assumir a Prefeitura de Jaguaruana, o atual Prefeito, Roberto, disse para amigos mais próximos que um de seus primeiros feitos seria fazer uma recuperação da imagem, do homem que deixou marcas, eternizadas, na Terra protegida por Senhora Santana. Na mente do Prefeito Roberto a história de Chico Jaguaribe tem que permanecer viva, mesmo que seja através de uma imagem esculpida a Céu aberto.

Na semana que se passou, no mesmo instante em que se iniciavam as obras para reforma do canteiro central da principal Avenida de Jaguaruana, uma equipe da secretaria de Infraestrutura, começava a trabalhar na recuperação da estátua do Ex Prefeito Chico Jaguaribe. Hoje, Quinta Feira (20) de Julho, na praça da Matriz de Jaguaruana, as pessoas que estão frequentando a praça, seja nas celebrações das novenas de Senhora Santana ou simplesmente por curiosidade, dá pra se notar que aquela imagem, antes deteriorada com a ação do tempo, hoje, está totalmente diferente.

Sei que para os críticos das divulgações do Blog Jaguaruana Verdade, talvez esse assunto não passe de uma besteira. Por outro lado tenho plena certeza que pra grande maioria da população de Jaguaruana sabe que a atitude do Prefeito, Roberto da Viúva, em restaurar a estátua, de Chico Jaguaribe, é um aceno claro de que ele como Gestor desta cidade, ao lado de milhares de cidadãos de bem, quer ver a história daquele que é considerado como um dos maiores Prefeitos que a nossa Jaguaruana já teve, permanecer viva. Parabéns Prefeito e parabéns a todos que fizeram parte da restauração desse importantíssimo monumento que pertence a todos nós Jaguaruaneneses.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário