40% do território de Fortaleza concentram 80% dos homicídios, diz secretário

Secretário faz balanço da gestão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20).

Por G1 CE
Resultado de imagem para fotos de andre costa

Fortaleza tem 80% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) concentrados em 40% do seu território, de acordo com levantamento apresentado pelo secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele divulgou um balanço da gestão.

"Nesses 40% do território da cidade ocorreram, em 2016, 79% dos CVLIs da capital. E neste ano, 80%, até agora. Então a gente pensou 'precisamos ter um foco muito grande nessas áreas', destacou o secretário. Os CVLIs são a soma de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (latrocínio).

Esse território é composto por 86 principais aglomerados urbanos de violência em Fortaleza, - município com maior índice de homicídio dentro do estado do Ceará - e um entorno em um raio de 500 metros desas áreas.

Nos mesmos locais, há também maior incidência de outros crimes, como porte ilegal de arma, consumo de drogas, brigas, lesões corporais, e tráfico de droga. “Pelo menos 50% desses crimes acontecem onde também acontecem os homicídios e latrocínios”, afirma o secretário.

Ainda conforme André Costa, a delimitação foi uma estratégia de segurança para compensar o número insuficiente de efetivo policial, e carros da polícia, no estado.

De acordo com o secretário, os assaltos a coletivos caíram 40% de janeiro a agosto com uma média atual, de 100 abordagens por dia. Os ataques a agências e transporte de valores diminuíram 20%.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Manoel Martins

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário