CÂMARA REJEITA PROPOSTA DE 'DISTRITÃO' JÁ PARA ELEIÇÕES DE 2018

PARTE DO PROJETO CRIANDO O 'FUNDÃO ELEITORAL' AINDA SERÁ VOTADA
MESMO SEM CONSENSO, CÂMARA VOTOU E REJEITOU A PROPOSTA DE DISTRITÃO EM 2018. (FOTO: LUIS MACEDO)

Em sessão concluída esta noite, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de “distritão” já para 2018 e no "distrital misto", em 2022. Pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta.

No caso de "distritão", cada cidade ou estado passaria a ser considerado um distrito e seriam eleitos os candidatos a vereador e a deputado que recebessem mais votos.

Mesmo sem consenso, o texto foi colocado em votação no plenário, com o objetivo de encerrar as discussões sobre o tema.

A proposta de emenda também cria um fundo eleitoral para financiar campanhas eleitorais, mas, como os deputados decidiram fatiar a votação da PEC, analisando item por item, o trecho sobre o fundo não foi submetido a votação.

A estratégia dos partidos é incluir esse fundo em um projeto de lei comum, cuja tramitação é mais rápida. A expectativa é que esse novo texto seja votado já nos próximos dias.

Para as mudanças valerem nas eleições de 2018, têm de ser aprovados até um ano antes das eleições, ou seja, até 6 de outubro.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário