28% dos candidatos deixaram de fazer Enem no Ceará

Ao todo, 365,2 mil pessoas se inscreveram no certame neste ano no Estado. Parcela de 28,8% de abstenções ficou abaixo da média nacional, de 32%. Ministro da Educação avaliou positivamente edição do Exame
Parcela de abstenções no Ceará neste ano ficou abaixo da média nacional MATEUS DANTAS

Mais de 105 mil pessoas deixaram de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará. Dos 365,2 mil inscritos no Estado, 28,8% se ausentaram no segundo dia de certame, realizado ontem. A parcela é inferior à média nacional, em que houve 32% de abstenção. Os dados são do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para os estudantes que compareceram, as ciências exatas trouxeram os problemas mais difíceis. Candidatos ouvidos pelo O POVO aprovaram a mudança que estabeleceu uma semana entre os dias de avaliação. Para professores, questões foram mais conteudistas neste ano.

Foi a primeira vez que as provas ocorreram em dois domingos — em anos anteriores, eram aplicadas no mesmo fim de semana. Na primeira semana, foram 27,4% de ausências no Ceará. Nos dois dias de Enem, a parcela de faltosos foi calculada com base no número total de inscritos. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, a média nacional de abstenções se manteve no nível histórico, em torno de 30%.

Sobre o assunto

O ministro avaliou a aplicação das provas em dois domingos como “sucesso absoluto”. “Tivemos grande adesão e simpatia dos estudantes. Isso se traduziu em tranquilidade, menos pressão e mais espaço para que eles tenham melhor desempenho”, afirmou. Para Lucas Túlio, 17, estudante que espera cursar Medicina, a semana entre os dois domingos de provas aumentou a ansiedade. “Mas achei que ficou menos cansativo e facilitou. Uma prova só por fim de semana já é cansativo. E na semana deu até para fazer uma revisão”, disse.

A mesma medida tomou Lyliam Mota, 16, e, segundo ela, isso ajudou na resolução das questões. A estudante espera conseguir uma vaga para cursar jornalismo ou publicidade. “Eu achei a prova de ciências da natureza melhor, mais fácil. Revisei na semana e deu certo. Fui melhor que no ano passado, tinha muita coisa que estudei. Agora é torcer”, disse.

"Tivemos grande adesão e simpatia dos estudantes. Isso se traduziu em tranquilidade, menos pressão e mais espaço para que eles tenham melhor desempenho"
Mendonça Filho, ministro da Educação

Para o professor de Biologia do Colégio Farias Brito, Ricardo Jorge, a prova de natureza soube equilibrar as questões tradicionais e novidades. “As provas vieram com conceito, não mais uma visão ampla. Foi preciso saber o conceito, a ideia principal, conceitual, conteúdo”, avaliou.

Resultado

O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quinta-feira, 16, pelo Inep. A pontuação de cada candidato deverá ser disponibilizada em 19 de janeiro do próximo ano.

Colaboraram Walber Freitas e Thiago Paiva
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário