Homens e mulheres enxergam a traição de jeitos praticamente opostos, descobre estudo

 ESCRITO POR PAULO NOBUO
RUSLANDASHINSKY / ISTOCK

Infidelidade é um assunto sempre atual e pode ser considerado um verdadeiro fantasma para grande parte dos casais. O que define uma traição? É possível perdoar um parceiro infiel? Quem trai uma vez, vai trair sempre? Questões do gênero possuem respostas diferentes e dependem da dinâmica de cada par.

Mas um estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega mostrou que uma coisa é certa: homens e mulheres enxergam a traição amorosa de maneiras distintas. Os resultados da pesquisa foram publicados pelo jornal American Psychological Association.

Como homens e mulheres encaram uma traição?

STOKKETE/SHUTTERSTOCK

Para entender como homens e mulheres enxergavam um ato de infidelidade os pesquisadores entrevistaram 92 casais heterossexuais entre 19 e 30 anos que estavam juntos há aproximadamente dois anos.

Foi perguntado aos participantes do estudo como eles se sentiriam em quatro situações hipotéticas de traição. Todas começaram da mesma forma: eles foram a uma festa sem o par e conheciam alguém com quem flertaram e dançaram intimamente.

GRINVALDS/ISTOCK

As situações foram então divididas em infidelidade emocional e sexual. Em seguida, os voluntários foram convidados a avaliar seus sentimentos e as reações entre os gêneros se mostraram diferentes.


Enquanto os homens entendem que a infidelidade emocional não é um problema tão grave, as mulheres argumentam que não perdoariam essa situação.

KATARZYNABIALASIEWICZ/ISTOCK

Para eles, a consumação do ato sexual é o que define a traição e, por isso, acham que suas parceiras poderiam perdoar um simples flerte. Elas, no entanto, consideram a aventura emocional fora da relação muito pior do que uma noite de sexo selvagem com outra pessoa.

A diferença na percepção entre as situações pode, portanto, ser uma fonte de conflito para o casal. É um assunto que deve ser abordado de forma honesta para que os envolvidos esclareceram e definam os termos do relacionamento. A conversa sobre o tema pode parecer até fria e racional demais, mas se torna fundamental para evitar frustrações e corações partidos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário