O CRIME NÃO COMPENSA: Colômbia apreende maior carregamento de cocaína de sua história

Foram confiscadas doze toneladas da droga, que pertencia ao Clã do Golfo, principal facção armada do tráfico de drogas no país
Por AFP
O presidente Juan Manuel Santos, observa as 12 toneladas de cocaína apreendida na Colômbia - 08/11/2017 (Colombian Presidency/Reuters)

A polícia da Colômbia confiscou doze toneladas de cocaína, a maior apreensão realizada em uma única operação na história do país, anunciou o presidente Juan Manuel Santos nesta quarta-feira.

“Nunca antes, desde que começamos há mais de 40 anos a lutar contra o narcotráfico, tínhamos feito uma apreensão desta magnitude”, destacou o mandatário à imprensa.

Avaliado em 360 milhões de dólares (1,1 bilhão de reais), o carregamento pertencia ao Clã do Golfo, principal facção armada do tráfico de drogas, e foi apreendido em uma zona do departamento de Antioquia com o apoio internacional. “Com essa apreensão superamos a cifra que confiscamos no ano passado: já são 362 toneladas este ano” contra 317 em 2016, comemorou Santos.

Em comunicado, a polícia detalhou que 400 agentes antinarcóticos invadiram quatro imóveis nos municípios de Chigorodó e Carepa, onde a droga estava armazenada debaixo da terra. O carregamento pertencia a Dairo Antonio Úsuga, conhecido como ‘Otoniel’, o chefe máximo da organização e o homem mais procurado na Colômbia, maior produtor e exportador mundial de cocaína.

O Clã do Golfo surgiu de remanescentes dos grupos paramilitares de extrema direita desmobilizados em 2006. Em setembro, ‘Otoniel’ fez o governo saber de sua intenção de se submeter às autoridades, após quase dois anos de intensa busca policial. O chefe do tráfico, porém, ainda não se integrou à polícia local.


Policía de Colombia 
✔@PoliciaColombia

Contundente golpe de Agamenón II, al ‘clan del golfo’, incautadas más de 12 toneladas de clorhidrato de cocaína.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário