Eis o perigo no sexo oral do qual a maioria das pessoas se esquece: você se protege?

Além dos riscos de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST), a prática do sexo oral sem proteção também é arriscada por um motivo muitas vezes ignorado pela maioria das pessoas: as chances de desenvolver câncer da cavidade oral, como de boca e garganta.

Sexo oral pode provocar câncer?

ONEINCHPUNCH/SHUTTERSTOCK

De acordo com o urologista Marcus Vinícius Verardo de Medeiros, membro do departamento de DST - Infecção e Inflamação, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o sexo oral não causa câncer de boca e garganta diretamente, mas pode transmitir o Papilomavirus Humano (HPV), capaz de desenvolver alterações celulares que geram tumores.

A carga viral pode estar mais concentrada no esperma, mas nem sempre é necessário que o homem ejacule para transmitir a doença, já que o HPV pode ser transmitido pelo contato com a pele da região genital.

SHIRONOSOV / ISTOCK

Apesar de a incidência de câncer bucal ser 22 vezes maior em quem faz sexo oral sem camisinha, a incidência de tumores é, na maioria das vezes, associada a outros hábitos, como fumar e beber. Apenas uma minoria dos casos está diretamente ligada ao HPV.

Ainda segundo o médico, o sexo oral sem proteção pode causar câncer de boca tanto para os ativos quanto para os passivos da relação, ou seja, os riscos são tanto de quem faz quanto quem recebe a carícia.

Como praticar sexo oral com segurança

ARTEMISPHOTO/SHUTTERSTOCK

O uso preservativo não impede totalmente a transmissão do HPV, pois o vírus também se encontra em áreas que não são cobertas pela camisinha, mas ele reduz bastante as chances de contágio e, de quebra, ainda evita outras doenças sérias, como sífilis, HIV e hepatites.

Apostar em preservativos com sabor, comuns em farmácias e sex shops, pode ser boa opção para o sexo oral seguro. É preciso saber que a camisinha deve ser usada desde o começo da relação e não somente na hora de ejaculação, uma vez que o líquido espermático também pode abrigar pequena carga viral.

KATARZYNABIALASIEWICZ/ISTOCK

No caso do sexo oral na mulher, além da camisinha feminina, outras soluções simples e baratas podem ser utilizadas. Usar o papel filme (aquele plástico que serve para embalar alimentos) ou mesmo recortar uma camisinha masculina e posicionar sobre a área estimulada ajudam na prática segura do ato.

Caso o casal deseje intercalar sexo oral com vaginal e anal, o preservativo deve ser trocado a cada nova interação sexual.

ESCRITO POR PAULO NOBUO
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário