Caso Vitória: Pai diz que alguém conhecido pode ter levado menina encontrada morta em matagal

Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, foi enterrada neste domingo (17) em Araçariguama. Adolescente ficou desaparecida por oito dias, até ser encontrada em estrada rural.

Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Menina está desaparecida desde o dia 8 de junho em Araçariguama (SP) (Foto: TV TEM/Reprodução)

O pai da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, que foi encontrada morta em uma mata oito dias após desaparecerao sair para andar de patins, em Araçariguama (SP), diz que alguém conhecido pode ter levado a sua filha.

Suspeito de envolvimento na morte de Vitória Gabrielly é ouvido em Araçariguama

Durante a investigação, um suspeito foi preso. O rapaz, um servente de pedreiro, chegou a dizer à polícia que esteve com a garota no dia em que ela sumiu em um carro junto com um casal.

Como o homem deu várias versões contraditórias, a polícia pediu a prisão temporária dele, que foi acatado pela Justiça. O casal foi ouvido e liberado depois que a polícia não encontrou fatos para indiciá-los.

Homem disse que esteve com Vitória Gabrielly dentro de um carro em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)

"Ela não entraria em um carro contra a vontade, não faria isso. É alguém próximo, sim. Eu acredito que deva ser alguma coisa relacionada a isso. [O suspeito] tem que ser encontrado, tem que ser localizado", diz o pai Luiz Alberto Vaz.

A polícia segue com a investigação, que está sob segredo de Justiça. Até então, a polícia não aponta uma linha de investigação.

Ainda conforme o pai, o crime foi cometido por alguém que tenha conhecimento da cidade.

Corpo da Vitória Gabrielly foi encontrado ao lado do patins em Araçariguama (Foto: Witter Veloso/TV TEM)

O advogado da família, Roberto Guasteli, falou ao G1 que a menina foi encontrada com as mãos e os pés amarrados. Também disse que apurou junto aos peritos que há indícios de asfixia, com sinais de enforcamento, e que a morte da Vitória ocorreu de sete a oito dias, que pode ter acontecido no mesmo dia em que ela sumiu. Versão que a polícia também não confirma.

A Polícia Civil informou que o laudo do IML ficará pronto em até 30 dias e deve indicar a causa da morte.

Advogado falou que Vitória Gabrielly foi encontrada com pés e mãos amarrados em Araçariguama (SP) (Foto: TV TEM/Reprodução)

O rapaz que está preso foi ouvido novamente nesta segunda-feira (18) na delegacia da cidade. O conteúdo do depoimento não foi divulgado.

Peritos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital paulista estiveram no local do crime hoje e recolheram alguns materiais, como galhos e até terra do local onde Vitória foi encontrada morta.

"Imagino que tem pessoas que passam 20, 30 anos tentando encontrar o filho desaparecido. Ter a Vitória de volta é um acalento aos nossos corações, mas a dor permanece. O sentimento de perda e tristeza são muito grandes", diz o pai.



Corpo da Vitória Gabrielly foi encontrado em mata, em Araçariguama, ao lado dos patins (Foto: Arte/G1)

Enterro de Vitória

A menina Vitória Gabrielly foi enterrada na manhã de domingo (17), sob forte comoção e com muitas homenagens. Muitas flores foram entregues no cemitério e as pessoas que acompanhavam, cerca de 2 mil, segundo a prefeitura, aplaudiram logo após o enterro.

A mãe Rosana Guimarães não foi ao velório. Segundo o advogado da família, Roberto Guasteli, ela passou mal e ficou em casa. O pai ajudou a carregar o caixão com a filha.

Pai (à esquerda) ajudando a carregar o caixão com o corpo da filha em Araçariguama (Foto: Matheus Fazolin/G1)

Ao deixar o cemitério de Araçariguama, Luiz Alberto falou que “há um monte de outras 'Vitórias' por aí”, fazendo referência a outras crianças desaparecidas.

"Deus sabe o que faz, há um monte de outras Vitórias por aí...", dizia o pai durante o enterro.

Colegas de Vitória Gabrielly compareceram ao velório, em Araçariguama (SP), e se emocionaram (Foto: Matheus Fazolin/G1)

Ao G1, Andreia Freitas, prima da jovem encontrada morta em uma estrada da Zona Rural de Araçariguama, disse que as noites sem dormir e todo o empenho “ao menos tiveram um resultado.”

“Muitas crianças desaparecem e a mãe nunca mais vê. É muito difícil receber a Vitória de volta assim, mas ao menos nós a temos aqui para fazer um enterro digno. A dúvida de ‘onde ela está? Com quem ela está?’ é muito pior”, afirma.

A Prefeitura de Araçariguama decretou luto oficial de sete dias. As aulas de segunda-feira (18) na rede pública foram suspensas, assim como os eventos e comemorações públicas.

Amiga prestou homenagem à Vitória Gabrielle durante velório em Araçariguama (SP) (Foto: Matheus Fazolin/G1)

Uma colega da Vitória Gabrielly disse, durante o velório, que fazia aula de dança na igreja em que elas participavam juntas.

"Foi um choque quando ficamos sabendo que ela sumiu e ontem, quando confirmou a morte. Muito difícil. Era uma menina feliz. O pessoal da igreja ajudou a procurá-la aqui na cidade, colando cartazes... Muito triste", diz.

A segurança precisou isolar uma parte do cemitério precisou por conta do grande número de pessoas. Após ser enterrada, moradores, amigos e parentes homenagearam a Vitória Gabrielly com aplausos.

Entenda o caso

A família de Vitória registrou o boletim de ocorrência no dia 9 de junhoinformando que ela havia saído de casa no dia anterior, por volta de 13h30, para andar de patins. Quando a mãe chegou em casa, no fim da tarde, não encontrou a garota.

Ela foi vista pela última vez andando de patins perto do ginásio de esportes de Araçariguama, no bairro Vila Nova. Câmeras de segurança registraram o momento.

Câmeras de segurança flagram garota antes de desaparecer em Araçariguama

Na sexta-feira (15) a Polícia Civil prendeu o suspeito que apresentou seis versões diferentes sobre o desaparecimento da menina. Segundo a polícia, o suspeito, um servente de pedreiro, afirma que esteve com a garota na sexta-feira (8), quando ela foi vista pela última vez.

O rapaz chegou a apontar locais por onde a menina teria passado em Mairinque. De acordo com o delegado seccional Marcelo Carriel, ele disse ser usuário de drogas e revelou que esteve com a garota junto com um casal em um carro.

O homem afirmou que foi deixado em uma rua na volta para Mairinque e que a menina seguiu com o casal no carro. O casal também foi ouvido, mas a polícia não encontrou indícios de envolvimento no caso.

Testemunha diz que esteve com a garota dentro de carro em Araçariguama (SP) (Foto: Reprodução/TV GLOBO)

O delegado disse que a menina pode ter sido levada por engano, mas não explicou o motivo. A Justiça também determinou que a investigação siga sob sigilo.

Além de Mairinque e Araçariguama, as equipes policiais fizeram buscas também em São Roque (SP).

Equipes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Comando de Operações Especiais (COE) percorreram áreas de mata até a Represa de Itupararanga. Uma equipe do canil da Guarda de Itupeva (SP) auxiliou com cães farejadores.

Buscas por adolescente desaparecida começaram por volta das 8h em Araçariguama (SP) (Foto: TV TEM/Reprodução)

No sábado (16) o corpo da adolescente foi encontrado em mata em uma estrada de terra, ao lado dos patins, por uma pessoa que passava no local e chamou a polícia.

Segundo a PM, a menina estava com a mesma roupa que vestia no dia do desaparecimento. O corpo foi localizado em uma trilha, a cerca de 15 metros de distância do trecho onde passam veículos. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário