Prefeito de Jaguaruana e Secretária de Saúde entregam selo de prédio saneado contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


Aconteceu na manhã desta Terça Feira 19, mais precisamente nas dependências do auditório da Escola Profissionalizante de Jaguaruana, a entrega do selo "Prédio Saneado 2017" que visa combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya nos prédios públicos de nossa cidade. Uma iniciativa do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, através da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com as Prefeituras e também o Ministério da saúde, visa incentivar aos gestores municipais a vedar os depósitos, desses prédios, que possam servir de abrigos para esse transmissor que muito mal tem feito a nossa população.

A primeira edição da entrega do selo "Prédio Saneado" em nossa Jaguaruana, contou com a presença do coordenador da 9ª regional de Saúde que fica na cidade de Russas, Dr Israel Peixoto que veio representado o Governo do Estado. Também estiveram presentes o senhor Prefeito, Roberto da Viúva, senhora Secretária da saúde, Liliane Almeida, Freitas neto e Sâmia Freitas, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado. Coordenadores de Endemias, Alan Carlos e Dra Nayana Carvalho e principalmente os Agentes de Endemias que juntos com as Agentes de Saúde, são peças fundamentais no sucesso desse projeto.
 

Abrindo a solenidade de entrega do selo, o Senhor Francisco de Assis, Coordenador do Comitê Gestor de Políticas de Enfrentamento á Dengue, Chikungunya e Zika aqui em nosso município, após fazer uso de suas palavras convidou a Senhora Liliane Almeida, Secretária de Saúde, para abrir o evento. Em suas rápidas palavras a mesma agradeceu a presença de todos que estavam presentes, parabenizou os Agentes de Endemias e as Agentes de Saúde, pelo empenho empregado diariamente para levar saúde a nossa população e disse que esse projeto tende a continuar para que mais prédios em nossa cidade possam ficar livres do mosquito. Agradeceu o espaço e desejou um excelente dia a todos os presentes.

Em seguida o senhor Prefeito Roberto fez uso da palavra. Agradeceu a presença de todos e parabenizou ao Coordenadore da 9ª Regional, senhor Ismael Peixoto pela iniciativa de trazer para Jaguaruana, junto com os demais técnicos, essa ideia. Comprometeu-se a trabalhar mais seus Secretários e Secretárias para que no próximo ano, o número de imóveis protegidos seja bem maior do que os 17 que foram agraciados nessa primeira experiência. Para o Prefeito o trabalho de combate a essas doenças é muito importante e no que depender dele, buscará fazer o possível para valorizar essas ações cada vez mais.
 

Em seguida foi à vez de fazer uso da palavra o Coordenador da 9ª Regional de Saúde, Dr Israel Peixoto. O mesmo agradeceu a oportunidade de está representado o Governo do Estado neste momento tão importante para a saúde dos Jaguaruanenses. Para Israel, a importância de chamar os gestores para necessidade de vedar os depósitos dos prédios públicos é, sem sombra de dúvida, a porta de entrada para que mais lá na frente, possa cobrar da população a obrigação dela fazer o mesmo em suas moradias. Para o Coordenador, não se pode exigir aquilo que não fazemos, por isso surgiu à ideia do Governador Camilo Santana de começar pelos prédios públicos, pois só assim todos irão ver e entender que o Estado não está fugindo de suas obrigações.

Antes de começar a serem entregues os selos as instituições que cumpriram a risca seu papel, foi dada a palavra ao Supervisor de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado, Freitas Neto. Em suas palavras Neto como assim é conhecido e que aproximadamente três décadas conhece e participa da realidade de nossa cidade, se disse muito contente em poder está, mais uma vez, fazendo parte desta história. Para ele essa é uma pequena semente que está sendo plantada e que se for regada de forma correta, com certeza, dará muitos frutos. O Supervisor que já participou de entrega de selos em outros municípios, disse que um dos seus sonhos é ver um dia a população livre dessa grande mal chamado de mosquito, que causa grandes tragédias as nossas famílias Finalizou suas palavras parabenizando ao Prefeito Roberto por sua iniciativa e desejou a todos um excelente dia.
 

Finalizando o momento de fala o Supervisor Alan Carlos juntamente com Dr. Nayana Carvalho, fez uma breve avaliação de como andam os índices em nossa Jaguaruana. Alan ressaltou que já estamos no terceiro ciclo, já em faze de conclusão, e que os índices até o momento são satisfatórios, fato que nos deixa um pouco longe de termos alguma transmissão. No entanto enfatizou que em momento algum devemos nos dá por contente, até porque o mosquito tem seu lado esperto. Parabenizou a todos os companheiros e finalizou dizendo que o sucesso do trabalho depende única e exclusivamente a todos do grupo.

Sabemos que cerca de 80% ou mais dos mosquitos que transmitem a Dengue, Zika e Chikungunya, nascem dentro das nossas residências. Caixa d' água, tanques, cisterna, potes, enfim, são inúmeros os depósitos que se posto água e deixados descobertos, proporcionam uma fácil reprodução desse transmissor que tem causado tanto mal a nossa sociedade. A iniciativa do Prefeito de Jaguaruana e da Secretária de Saúde Lia Almeida, juntamente com as demais pessoas que abraçaram essa causa, é sem sombra de dúvida uma forma de dizer para nossa população que o mosquito, por mais que nasça em minha casa ou na sua, ele não tem um só dono. Por isso temos que ficar atentos e dá continuidade a essa grande iniciativa de vedar os depósitos dos prédios públicos, para que depois possamos cobrar com maior ênfase que a população faça o mesmo em suas casas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário