QUEBRA QUEIXO DO SEU MANUEL |
Na manhã desta terça feira 04, esteve na residência do senhor Manuel do Quebra Queixo, mais precisamente no Bairro Alto, uma equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Na oportunidade, o objetivo principal dessa equipe, era fazer uma entrevista com o senhor Manuel para que o mesmo explicasse passo a passo de como se faz o tradicional doce, conhecido por Quebra Queixo e que fez desse cidadão grande referência na cidade de Jaguaruana e parte do Vale do Jaguaribe.
Os profissionais do Sistema Verdes Mares, chegaram a referida moradia do seu Manuel por volta das 05:30 da manhã. Na oportunidade, além de entrevistar o Anfitriã, também foram entrevistados, dona Rosália, sua esposa e sua filha Socorro Almeida, ambas falaram um pouco da história deste doce que foi a principal renda encontrada por seu Manuel para sustentar seus 11 filhos e mais o casal.
A história do famoso Quebra Queixo já é conhecida por mais de 50 anos. Seu Manuel herdou o dom de fazer esse doce ainda solteiro, com um cidadão Jaguaruanense que lhe passou a receita, guardada até hoje em sua mente. Com o passar dos tempos e com o casamento com Dona Rosália, logo vieram os primeiros filhos e consequentemente a certeza de que não poderia mais parar de fazer o doce, por dois motivos: Primeiro é que era a renda básica da família e segundo, a cada dia que se passava, o povo mais o apreciava.
Durante aos mais cinquenta anos de casados, é necessário dizer que em épocas de crise de saúde, seu Manuel foi praticamente obrigado a interromper de forma temporária, sendo que logo após a normalidade adquirida, já se iniciava novamente a fabricação do famoso Quebra Queixo que dura até os dias atuais, mesmo com menos intensidade, mas sempre com muita degustação.
Finaliso essa matéria, agradecendo a Deus por ter me dado de presente um pai que pra mim e meus irmãos, será sempre nossa referência. Nunca vi desanimar nesta vida, por mais difícil que fosse o momento vivido. Nunca vi, juntamente com minha mãe perderem a Fé. Hoje, agradeço a toda Jaguaruana por toda admiração e respeito que os moradores daqui têm por esse homem simples, honesto, temente a Deus e que nunca voltou para casa com algo duvidoso para colocar em nossa mesa e que sempre viu no olhar e no sorriso das crianças, uma forma de ganhar seu pão honestamente fazendo-as feliz por saborear o Quebra Queixo e nos deixando muito contente por nos trazer o que comer.
Uma frase que nunca esqueci que fazia parte do repertório de suas cantigas era: O QUE SERIA DOS MEUS FILHOS SE NÃO FOSSE OS FILHOS DOS OUTROS. Foi desta forma que ele nos ensinou que pra ser feliz nesta vida, dificuldade nenhuma é motivo para desanimar, basta ter Fé, Temer a Deus, ser Honesto e ter uma Família, obrigado seu Manuel do Quebra Queixo e dona Rosália por tudo.
Postado Por: Blog Jaguaruana Verdade
Em 04/11/2014 Às 17:38
Escrito Por: Manoel Martins Junior
0 comentários:
Postar um comentário