Como o parto foi normal, não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte
Família de gorilas está maior em BH
Nasceu nessa segunda-feira (8), no zoológico de Belo Horizonte, o segundo filhote da gorila Imbi. O nascimento aconteceu por meio de um parto normal sem o auxílio dos tratadores. O animal, da espécie conhecida como gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), está ameaçado de extinção e, por isso, pertence a um programa internacional de conservação.
O bichinho é ainda mais especial porque é apenas o terceiro da espécie a nascer em um zoológico em toda a América do Sul – todos eles nascidos na capital mineira. De acordo com a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, o filhote nasceu por volta de 6h e foi prontamente aconchegado pela mãe, que agora deverá ficar mais recolhida para cuidar do caçula.
“Como o parto foi normal, não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários da FZB-BH, o que tornou todo o processo bastante tranquilo para os animais”, afirmou, em nota, a prefeitura.
Agora, o grupo de gorilas passou a contar com três adultos (duas fêmeas e um macho), além dos três filhotes, dois machos e o recém-nascido que ainda não teve o sexo determinado.
Os irmãos mais velhos nasceram em 2014, com apenas um mês de diferença entre eles. O primeiro filhote de gorila nascido em Zoológico na América do Sul, Sawidi nasceu em 5 de agosto de 2014, enquanto Jahari veio ao mundo em 10 de setembro do mesmo ano.
Conforme a prefeitura, da mesma forma que acontece quando vamos visitar um bebê que acaba de nascer, assim também deve ser o cuidado do público na hora de se aproximar do recinto dos gorilas.
A orientação da fundação é que haja silêncio para não perturbar a rotina do grupo e para que os animais possam ter a maior liberdade para se acostumar à nova rotina e ao novo membro do grupo.
"É importante seguir as orientações dos técnicos que trabalham no Zoo e respeitar o modo de ser dos animais", diz a administração municipal.
0 comentários:
Postar um comentário