GATO?: Em média, quatro hidrômetros são furtados por dia em Fortaleza

Em 2017, 738 medidores de consumo de água foram furtados em Fortaleza. Equipamentos podem ser trocados pela Cagece sem custo
A Cagece informa que, em caso de furto de hidrômetro, o usuário deve fazer boletim de ocorrência em delegacia e, em seguida, comunicar para a companhia, que fará a substituição do equipamento AURÉLIO ALVES/ESPECIAL PARA O POVO

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante no último domingo, 18, tentando furtar hidrômetros no bairro Dias Macedo. Carlos Augusto Simões Silva estava disfarçado com uniforme e crachá da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no momento em que arrancava das paredes os medidores de consumo de água. Moradores da avenida Marechal Bitencourt o detiveram até a chegada da Polícia.

Com ele, foram encontrados outros 22 equipamentos do tipo e uma mochila com ferramentas usadas para a retirada dos hidrômetros. Carlos Augusto — que já responde a um procedimento por furto — confessou o crime e permanece preso no 13º Distrito Policial. Por mais inusitado que possa parecer, esse tipo de ação não é incomum. Segundo a Cagece, 738 hidrômetros foram furtados na Capital apenas neste ano — o que resulta em uma média de pouco mais de quatro medidores do tipo levados por dia.

Mesmo com esses números significativos, são incertas as razões que levam uma pessoa a roubar um hidrômetro. Em virtude da troca de equipe de plantão no 13º Distrito Policial, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não soube informar com precisão qual motivação foi relatada por Carlos Augusto para furtar os hidrômetros.

A Cagece também afirmou desconhecer qual a destinação do equipamento, tendo em vista que a utilidade dele é exclusiva para medição do consumo de água. A Companhia garante não realizar aferição em hidrômetros violados. A empresa diz ainda que já acionou a SSPDS para que sejam tomadas providências quanto a esse tipo de furto.

O que fazer?Diante dos casos de furto de hidrômetros, fica a dúvida sobre que tipo de prejuízo o usuário pode ter. Ou mesmo sobre o que ele pode fazer para prevenir.

A Cagece informa que quem teve o hidrômetro furtado deve, imediatamente, registrar boletim de ocorrência em uma delegacia. De posse desse documento, a pessoa pode procurar a companhia, que realiza a troca do equipamento sem custos ao usuário.

“Cabe lembrar que, nesse caso, a Cagece só realizará a substituição de hidrômetros localizados na área externa do imóvel. Os serviços executados pela Cagece, em sua maioria, são feitos na área externa, onde devem ficar localizados os hidrômetros”, informa a nota emitida pela empresa.

Para ações como a da tentativa de furto realizada por Carlos Augusto — em que ele utilizou uniforme e crachá da Cagece como disfarce — a empresa alerta que só realiza algum tipo de serviço na área interna dos imóveis quando há prévia autorização ou solicitação por parte dos clientes, como no caso de verificação de vazamentos.

O consumidor pode ainda verificar o número de identificação presente no crachá e entrar em contato por telefone com a companhia para se certificar de que ele é, de fato, funcionário credenciado.



Atendimento CageceEm caso de violação do hidrômetro, a Cagece recomenda entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800 275 0195 ou pelo site www.cagece.com.br

Saiba mais

Boletim de OcorrênciaA primeira coisa que o usuário deve fazer em caso de furto de hidrômetro é registrar Boletim de Ocorrência em qualquer Delegacia de Polícia

Contato com a Cagece

Somente portando o Boletim de Ocorrência, o consumidor pode solicitar à Cagece a troca do aparelho 

Sem custosSegundo a Cagece, a troca do hidrômetro, nesse tipo de caso, é feita sem custos ao usuário

Áreas externas

No entanto, a Cagece alerta que a troca sem custos ao consumidor é realizada somente se o hidrômetro estiver localizado na área externa do imóvel

JOÃO MARCELO SENA
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário

Curta Nossa Página e Fique Bem Informado