Aconteceu na manhã desta Quarta Feira (14) de Junho, nas dependências do auditório da Câmara de Vereadores de Jaguaruana, um encontro que contou com a presença de Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Técnicos da 9ª Regional de Saúde do Estado do Ceará com sede em Russas e representantes de várias escolas municipais e estaduais do nosso município, afim de que sejam criadas, em todos os prédios públicos de nossa cidade, As BRIGADAS que irão trabalhar esses imóveis no que se diz respeito ao combate do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O Evento que contou com a presença de aproximadamente 60 participantes e que teve total apoio do Governo Municipal, na pessoa do Prefeito Roberto da Viúva, foi bastante elogiado por todos os presentes.
Vou tentar resumir em poucas palavras, para que os leitores entendam o que significam essas BRIGADAS e para que elas vão servir. As BRIGADAS foram criadas em nível de Estado pelo Decreto de número 31.866 de 29 de Dezembro de 2015 e que aqui em Jaguaruana foi criada pelo decreto Municipal de número 011 de 26 de Fevereiro de 2016. Ambos os Decretos tem o mesmo entendimento e visa criar em cada instituição pública, seja ela Federal Estadual e Municipal, uma equipe de pessoas comandada por um líder, para juntos, cuidar deste espaço para que não deixe que o mosquito nasça. Semanalmente o líder com seus aliados farão visitas rotineiras e qualquer problema encontrado no prédio, tem que ser saneado.
No ano passado esse trabalho foi iniciado, de forma tímida, aqui na cidade de Jaguaruana. Este ano, temos um atrativo diferenciado. O Governo do Estado irá dá a cada instituição que trabalhar as BRIGADAS de forma eficiente e que no final do ano, esteja dentro dos parâmetros indicados, um selo que garante aquela instituição como livre de criadouros do mosquito. Esse mesmo prêmio foi oferecido ao município de Russas no ano passado, e, diga-se de passagem, várias entidades foram agraciadas com o selo que foi entregue por representantes do Governo Estadual.
Na manhã desta Quarta Feira (14) de Junho, os representantes de várias instituições do nosso município, tiveram um dia de capacitação realizado pelos Técnicos da 9ª Regional de Saúde e também de Jaguaruana. Coordenaram o momento capacitário para criação das BRIGADAS o Supervisor de Endemias da regional, Freitas Neto e a Técnica em Saúde Epidemiológica, Sâmia Freitas e a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Jaguaruana, Dra. Naiane Carvalho. Ambos repassaram a importância deste projeto e pediu a todos os presentes que sejamos todos multiplicadores dessa ideia.
"Temos notado que estamos perdendo a guerra para o mosquito, pois o mesmo, ao longo de sua vida, se defendeu muito bem, até mesmo dos inseticidas que são usados. Essa é mais uma das tentativas que acreditamos que vai dá certo, ou seja, a criação dessas BRIGADAS. Para se combater esse mosquito, que foi tão protegido por sua mãe Natureza, só nos resta agirmos de forma adversa e chamar a população para dentro do problema. Ou a população entende que a situação é mais complicada do que imaginamos e faz a parte que lhe cabe ou continuaremos a chorar a perda de entes queridos. O mosquito, apesar de não ter dono, nasce dentro de nossas casas, isso mostra que temos que mudar um pouco a cultura de armazenar água de forma inadequada. Se temos que guardar água, devemos guardar em depósitos bem fechados". Disse Freitas Neto em uma de suas falas.
O momento foi considerado marcante por todos os presentes. As pessoas que vieram representando suas entidades foram dividas em três grupos e ambas tiveram a oportunidade, de ver na prática, um pouco do trabalho que é realizado pelos Agentes de Combate as Endemias em seu dia a dia e em casa a casa. Muitas dúvidas foram tiradas e o que foi melhor de todo esse encontro, foi o comprometimento de todos os presentes em compartilhar esse treinamento recebido, com os demais funcionários das instituições e que os mesmos serão multiplicadores. Tal atitude nos faz acreditar que o trabalho das Brigadas em Jaguaruana, irá render muitos bons frutos.
Durante todo o momento, tivemos fala e apresentações de dinâmicas que serviam para descontrair um pouco, mas o que chamou mesmo a atenção dos Técnicos que conduziam a capacitação foi à interação de ambos os presentes. O encontro que teve uma duração de quase sete horas corridas, com pausa apenas para um lanche e que não desertou nenhum dos presentes, contou com a participação das seguintes escolas de Jaguaruana. Só para lembrar que aquelas que não foram convidadas para esse primeiro momento, serão convidadas para o segundo momento que já está sendo agendado.
Escola da Capoeira, Associação Futuro da Criança, Escola Monsenhor Aluízio, Creche da Lagoa, Escola Edith Moreira, Escola Francisco Jaguaribe, Escola Rosa Coelho de Melo, Escola Nossa senhora Perpétuo do Socorro, Creche do Antonópolis, Colégio do São José do Lagamar, Núcleo Infantil, Representante da Assistência Social, Representante da secretaria de Agricultura de Jaguaruana, Representante da secretaria Municipal de saúde, Representante dos Agentes de Combate as Endemias, na pessoa da Dra. Naiane Carvalho Coordenadora e senhor Alan Carlos, Supervisor Geral e também representante da Secretaria de Saúde do estado do Ceará, nas pessoas de Freitas Neto e Sâmia Freitas, que juntos coordenaram o momento de capacitação das BRIGADAS.
Agora é esperar, torcer e acreditar que tudo vai dá certo. O primeiro passo já foi dado, caberá, agora, às pessoas que participaram dessa capacitação, colocarem em prático o que foi aprendido e também ser um multiplicador para demais companheiros de trabalho. Como já falamos o MOSQUITO não tem um dono, ele pode ser meu, ser seu, de qualquer um de nós. Não adianta ficar esperando que só o Poder Público resolva um problema que é de todos nós. Se olharmos com carinho para o bem mais precioso que temos, A VIDA, com certeza, não vamos deixar esse mosquito, que pode nos roubar esse bem, nascer. Obrigado a todos e vamos à luta.
0 comentários:
Postar um comentário