ESCRITO POR PAULO NOBUO
ISITSHARP/ISTOCK
Não chega a ser um segredo o fato de que o avanço da idade interfere na libido e na capacidade de atingir o orgasmo. O que não quer dizer, de forma alguma, que a vida sexual deve ser esquecida, já que a maioria dos problemas são facilmente contornáveis.
Orgasmo na terceira idade
De acordo com o médico andrologista Filipe Tenório, da Clínica Andros Recife, pessoas mais velhas realmente tendem a ter maior dificuldade de atingir o orgasmo, seja por problemas de ereção ou diminuição dos níveis de testosterona no caso dos homens, e menor lubrificação vaginal, no caso das mulheres.
WAVEBREAKMEDIA/SHUTTERSTOCK
Tanto homens quanto mulheres podem começar a sentir alterações negativas na vida sexual a partir dos 40 anos de idade. Entre elas, a aproximação da menopausa provoca mudanças hormonais e emocionais que podem dificultar o prazer.
Alguns homens podem sofrer os efeitos da andropausa, que causa a diminuição progressiva da testosterona, principal hormônio responsável pelo desejo sexual. Em ambos os casos, as alterações hormonais comprometem a resposta sexual, identificada por sinais como menor lubrificação e disfunção erétil.
O que muda no sexo na terceira idade
MJTH/SHUTTERSTOCK
Por mais que aspectos físicos causem impacto na vida íntima, a mente pode continuar sexualmente ativa e os casais, quando ainda consideram seus parceiros atraentes, não deixam de experimentar desejo de manter uma vida sexual, mesmo que em menor frequência.
E mais: um envolvimento emocional maior, típico dos relacionamentos mais longos, podem ainda render relações sexuais ainda mais satisfatória que na juventude.
OLENA YAKOBCHUK/SHUTTERSTOCK
É importante ressaltar ainda que a sexualidade varia muito de pessoa para pessoa e que os desejos e necessidades nem sempre estão relacionados à idade.
Assim como há pessoas mais velhas que não fazem sexo, há também quem, aos 20 ou 30 anos, não se interesse pelo assunto. Fazer sexo, não importa em que fase da vida, é uma questão individual.
0 comentários:
Postar um comentário