Temer nomeia ex-mulher de Gilmar Mendes como conselheira de Itaipu

Samantha Ribeiro Meyer terá mandato na binacional até 2020

POR O GLOBO
O presidente Michel Temer e o presidente do TSE,Gilmar Mendes - Arquivo O GLOBO

BRASÍLIA - A advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, foi designada pelo presidente Michel Temer para ser conselheira da binacional Itaipu, com mandato até maio de 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira.

Também foi nomeado como conselheiro o advogado baiano Frederico Matos de Oliveira. Ligado ao PSDB, ele é funcionário da Secretaria de Governo, que ainda é ocupada por Antonio Imbassahy.

Há ainda a nomeação de Newton Luiz Kaminski para a diretoria de coordenação, em substituição a Hélio Gilberto Amaral. Kaminski é engenheiro agrônomo e já atuava em Itaipu como superintendente de Obras e Desenvolvimento.

INDICAÇÕES POLÍTICAS X LEI DAS ESTATAIS

Em janeiro deste ano, reportagem do GLOBO revelou que a indicação de Rubens de Camargo Penteado para a diretoria administrativa de Itaipu pelo presidente Michel Temer feria a Lei de Responsabilidade das Estatais, que foi sancionada por ele próprio no ano passado.

A Lei proíbe a nomeação de quem ocupou cargos de direção partidária nos 36 meses anteriores à indicação. No entanto, Temer loteou o comando da hidrelétrica entre aliados e indicou para os cargos até um advogado acusado de ser funcionário fantasma do Senado.

Penteado era integrante da executiva do PPS no Paraná até 23 de junho de 2016. Ele já foi também secretário-geral do partido. Sua indicação foi atribuída a Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara e que já ocupou a mesma diretoria em Itaipu entre 2003 e 2004.

Já Ramiro Wahrhaftig, nomeado para a diretoria de coordenação, fez parte do diretório do PSD do Paraná até maio de 2016. Ele foi indicado para Itaipu pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR).

A diretoria foi toda lotada por políticos paranaenses. O novo diretor-geral, Luiz Fernando Vianna, foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB). Marcos Vinicius Baumgartner, que assume a diretoria administrativa, foi indicado pelo primeiro secretário da Câmara, Fernando Giacobo (PR).

O novo diretor financeiro, Marcos Vitório Stamm, foi indicado pelo deputado Sérgio Souza (PMDB). No passado, Stamm chegou a ser acusado de ser funcionário fantasma no gabinete do peemedebista, o que nega.

Após a polêmica com as revelações, a Casa Civil disse que os nomes ainda estavam em pesquisa e que a Lei das Estatais seria respeitada. Mesmo assim, no início de março, as nomeações foram publicadas no Diário Oficial.

No entanto, a posse da nova diretoria foi adiada sem que as alterações tivessem sido feitas. E, depois, o presidente Michel Temer anulou as nomeações.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário