A CADA 1.4 SEGUNDO, 1 MULHER SOFRE ASSÉDIO, DIZ INSTITUTO MARIA DA PENHA
'RELÓGIO DA VIOLÊNCIA' CALCULA QUE UMA BRASILEIRA É VÍTIMA DE AGRESSÃO VERBAL OU FÍSICA A CADA DOIS SEGUNDOS (FOTO: REPRODUÇÃO)
Dados do projeto Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha, mostra que cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. A cada 1.4 segundos, uma mulher é vítima de assédio. Os números são baseados em um levantamento realizado do Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os números são altos e ainda sim muitos outros não entram para as estatísticas porque não são denunciados. Um dos motivos é o medo de que na hora da denúncia, a mulher será desacreditada. O Brasil possui delegacias especializadas no atendimento à mulher, mas apesar disso a reprodução de comportamentos machistas na hora da denúncia afasta a vítima.
Nos casos de violência doméstica, a decisão de denunciar o agressor é sempre mais difícil. A vítima tem muitas vezes um vínculo não apenas financeiro como emocional com o agressor.
Além disso, há a vergonha de expor as agressões, para a sociedade e mesmo para agentes públicos.
O machismo é cultural e faz parte da sociedade brasileira. Homens, e também mulheres, repetem padrões de comportamento que denigrem a mulher, corroboram para a violência de gênero e torna aceitável agressões e assédio.
0 comentários:
Postar um comentário