Na manhã desta Sexta-feira 06 de Outubro, a Secretaria de Saúde de Jaguaruana, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará realizou nas dependências do Instituto Federal, do Ceará IFCE, uma capacitação para os Agentes de Combate às Endemias de nossa cidade. O tema abordado durante treinamento foi Raiva Animal e Raiva Humana e Vacinas. Diante o crescimento dos casos de raiva, em animais Silvestres, é natural que os órgãos responsáveis por combater esse vírus mortal, se unam para que a população de Jaguaruana não venha ser atingida por tal mazela.
O evento que foi coordenado pela Secretaria de Saúde de Jaguaruana, na pessoa de Caio Barbosa, Coordenador de Vigilância em Saúde, contou com a presença de uma equipe técnica da Regional de Saúde do Estado do Ceará, sobre o comando da técnica Sâmia Freitas e do grupo de mais de trinta Agentes de Combate às Endemias de Jaguaruana. Foi um momento muito proveitoso em que muitas dúvidas foram tiradas, informações foram repassadas e no final ficou bem claro dos riscos que, não só a nossa Jaguaruana como todo o nosso Ceará, corre por conta do vírus transmissor da raiva que circula a todo vapor em nossa Região.
Mesmo com sua agenda apertada, pois assim tem sido Desde quando entrou na política Jaguaruanense, o Vice Prefeito de Jaguaruana, Naldo Quirino e a Secretária de Saúde, Roseane Santos, se fizeram presentes no evento. Em suas palavras o Vice Prefeito parabenizou a todos os presentes, agradeceu a disponibilidade da equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, por sua parceria em mais essa luta, nesse momento difícil em que a população do nosso Estado atravessa diante um grande risco por conta desse vírus mortal e finalizou se solidarizando com os Agentes de Endemias de Jaguaruana e com a família do companheiro William, por sua partida, inesperada, para o Plano de Deus.
Finalizando esse contexto, parabenizo a todos que fazem parte da Secretaria de Saúde de Jaguaruana, pela preocupação diante tal problema que hora passa algumas regiões do Estado do Ceará, no que diz respeito a circulação do vírus mortal da raiva. Aqui em nossa cidade, já foram vacinados, neste ano, mais de 70% dos cães e gatos, animais que podem transmitir o vírus da raiva para humanos, mas que estando vacinados esse risco se torna mínimo. Por outro lado fazemos um alerta para a população da zona rural que evitem ao máximo o contado com animais Silvestres como raposas, macacos, grandes ou pequenos e principalmente morcegos, esses animais, dentre outros, são transmissores do vírus mortal da raiva.
0 comentários:
Postar um comentário