Muitas
pessoas confundem redes sociais com mídias socias. Redes sociais =
Pessoas “conectadas” por relações onde se emite e recebe mensagem entre
ambos. Quando há esta relação de troca, podemos dizer que existe
conexão. Mídias sociais = Ferramentas digitais personalizadas ou de
prestação de serviços que permitem publicação de conteúdo e formação de
relacionamento, todavia apenas por meios virtuais.
É o caso do Facebook, Linkedin, WordPress, Orkut, MSN etc. Na
terminologia da palavra, podemos afirmar que redes são novas visões da
sociedade, política, internet em um mundo globalizado onde podemos dizer
que tudo que é sustentável tem o padrão de rede.
A vida é formada por redes e conexões em um pensamento sistêmico. No
seu livro a “Teia da Vida” o Profº Fritjov Capra defende que há uma
interligação ecológica de todos os eventos que permite a vida humana e
animal. “Todos os seres vivos são membros de comunidades ecológicas
ligadas umas às outras numa rede de interdependência.” (Capra, 1999 –
Teia da Vida).
Temos que tomar cuidado para não confundir Rede Social com
Institucional, ou seja, em uma rede não pode haver hierarquia e
burocracias. Uma rede social não pode ser um grupo seleto, guetos ou um
clube de pessoas. Networking = Rede de interesses/competitividade.
Busca-se a potencialização profissional através de alianças
estratégicas, relações comerciais e interesses próprios. Neste tipo de
ganha a ganho, apenas um indivíduo se beneficia. Mídia Social – Linkedin
e Branchout por exemplo.
O networking desta forma já não esta sendo visto com tanto valor na
sociedade e corporativo. O netweaving possibilitou esta evolução.
Netweaving = Rede de causas/cooperação. A proposta é poder guardar seu
conhecimento com as outras pessoas e fazer uma animação de redes de modo
a ajudar, mobilizar, inspirar e colaborar com a sociedade. Nela você
abre a mão de ter guetos ou grupos fechados e faz uma distribuição em
torno de agendas compartilhadas. Plataformas virtuais como o NING
possibilitam esta reunião de pessoas.
Sendo prático, vamos pensar em inovação. Você quer inovar (x), sendo
assim você começa a se conectar com pessoas que também querem inovar (x)
ou (x+y). Estas pontes e mobilizações reúnem pessoas dentro de uma rede
de causa. Esta rede animada começa a produzir, produzir e começa a
CONTAMINAR mais pessoas. Você atingiu os resultados, criou mais
situações e uma rede. REDES CONTAMINAM E INFLUENCIAM PESSOAS.
A rede derrubou do poder o Presidente do Egito e pode derrubar um
CEO. De acordo com o profº Augusto de Franco, quatro tentações devem ser
evitadas para quebrar uma rede netweaving: Fazê-la uma instituição;
reuniões para decidir quem e o que fazer ao invés de deixar as pessoas
fazerem acontecer; tratar as pessoas como “massas” a serem mobilizadas
ao invés de amigos pessoais a serem conquistados e monopolizar
lideranças ao invés de estimular a emergência da multiliderança.
Por que esta se criando uma anarquia positiva? (1) Acabou-se a BARSA e
a Enciclopédia Larrousse Cultural. Temos o google com qualquer
conteúdo. O conhecimento gratuito disponível 24 horas a qualquer pessoa e
idade. (2) Acabou-se o muro de conhecer pessoas, cidades, projetos e
países. A internet, facebook, flickr etc.trouxeram uma nova economia e
sociedade livre. Economia Glocalizada. (3) Acabou-se o monopólio das
mídias televisivas, rádios e revistas. Blogs e demais meios possibilitam
gratuitamente aproximar consumidores e produtos. (4) Acabou-se as
ditaduras políticas e silêncio de expressão. (5) Acabou-se e estão se
destruindo tantos muros que vejo uma sociedade mais justa e sustentável
daqui pra frente.
Esta anarquia positiva por enquanto ainda não deu muitos sinais do
que estas liberdade e conectividade podem causar futuramente. Vendo esta
mudança de cenários econômicos e sociais, te pergunto: dá ainda para
existir nas empresas hierarquias verticais? O CEO e o Diretor intocável,
formado em Harvard e detentor do conhecimento e poder? Dá para existir
ainda monopólios de agências de propagandas? Dá para existir ainda
clusters, clube do café, grupinhos e guetos dentro das empresas? Dá para
existir ainda gestão oculta? Nenhuma área pode saber da outra ou
participar das agendas?
O Chefe das ocultas acabou. Este não é o futuro. A empresa é uma rede
social colaborativa onde se produz conhecimento e deve ser
compartilhado, mão de obra produtiva, a fim de manter a prosperidade
econômica da empresa, funcionário e país, conectar pessoas como amigos
pessoais e autodesenvolvimento da rede e, por fim, criar impactos
positivos para a sustentabilidade e pessoas. Faça de sua empresa e
equipe uma REDE SOCIAL. VIVA LA REVOLUCIÓN!
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