
Os blogs estão no centro das atenções da mídia. Reportagens recentes em
publicações como Veja, Bussiness Week e New York Times colocam em voga a
dinâmica informativa e o conseqüente poder de comunicação dos blogs.
Fundamentalmente, este poder consiste em permitir que qualquer pessoa
expresse seu conhecimento e opiniões para qualquer um que se disponha a
ouvir. Um blog provê a seu criador um veículo de mídia próprio, que pode
conter texto, fotos, áudio e mesmo vídeo. A força de influência de um
blog começa a se manifestar quando o conteúdo exposto é interessante e
os usuários conseguem achá–lo no oceano de informação da internet.
Um forte exemplo desta influência aconteceu na eleição presidencial
dos EUA de 2004, onde verdadeiras convenções políticas aconteceram via
blogs e a Casa Branca os reconheceu como “imprensa”. Calcula–se que já
existem cerca de 9 milhões de blogs publicados e algo como 40 mil novos
blogs são criados todos os dias.
Aplicações corporativas
Blogs saíram da fase de simples diários pessoais para ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação – e respectivo retorno. Corporações começam a compreender este mecanismo e utilizá–lo a seu favor como canais de relações públicas, fomento de recursos humanos, compreensão do perfil do cliente (CRM) e mesmo como um novo canal de publicidade. Recentemente Bob Lutz, vice–presidente da GM americana, lançou o Fastlane com o objetivo de relacionamento com os consumidores dos carros e serviços da empresa. Neste blog, o cliente GM pode ver novidades técnicas, processos de produção, tendências de mercado, impressões de shows automotivos e muito mais – tudo diretamente do vice–presidente da empresa. Naturalmente, trata–se de um veículo importante de captação das reações do consumidor, que pode opinar sobre temas relatos.
Blogs saíram da fase de simples diários pessoais para ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação – e respectivo retorno. Corporações começam a compreender este mecanismo e utilizá–lo a seu favor como canais de relações públicas, fomento de recursos humanos, compreensão do perfil do cliente (CRM) e mesmo como um novo canal de publicidade. Recentemente Bob Lutz, vice–presidente da GM americana, lançou o Fastlane com o objetivo de relacionamento com os consumidores dos carros e serviços da empresa. Neste blog, o cliente GM pode ver novidades técnicas, processos de produção, tendências de mercado, impressões de shows automotivos e muito mais – tudo diretamente do vice–presidente da empresa. Naturalmente, trata–se de um veículo importante de captação das reações do consumidor, que pode opinar sobre temas relatos.
Em outra iniciativa, a GM direciona os jornalistas para o Automobear.com
para análises e informações do campo automobilístico. Este blog é usado
como um canal importante de assessoria de imprensa para a empresa.
Como qualquer veículo de mídia, os efeitos de determinada comunicação
em um blog podem gerar conseqüências inesperadas. Um cientista do
laboratório nuclear de Los Alamos criou um blog para que funcionários
pudessem expor preocupações e problemas com as instalações nucleares.
Alguns membros do congresso americano viram e agora começam a notar
razões para um possível fechamento do laboratório.
Uma aplicação notoriamente em expansão dos blogs é a publicidade.
Empresas (e respectivas agências de publicidade) estão aproveitando a
capacidade de segmentação de público alvo nos blogs para tiros certeiros
de exposição de produtos e serviços. No mais, blogs com conteúdo
atrativo tem uma propensão a expansão viral, ou seja, a propagação da
audiência através da formação de opinião online (e–mails, chats, fórums
etc.). Como conseqüência, usuários começam a criar links para seus blogs
de interesse e forma–se um círculo virtuoso de audiência. Não existe
forma mais eficiente de conversão em publicidade do que a transmissão de
opinião “boca a boca”. Assim, blogs tornam–se naturalmente veículos
interessantes para propaganda.
Um artifício de propaganda que começa a ser usado na prática são os
“Flogs”, que são falsos blogs criados por empresas para anunciar seus
produtos e assim formar opinião. Por exemplo, o departamento de
marketing de determinada corporação pode criar um blog assinado por
autor fictício elogiando seus produtos. Se este “Flog” for bem feito e
conseguir atrair atenção vai naturalmente gerar um “boca a boca” online
com alta capacidade de conversão.
Uma novidade “antiga”
Apesar de estarem em voga, o conceito de blogs não é nenhuma novidade. A idéia de uma ferramenta onde usuários possam publicar conteúdos de forma fácil e intuitiva já tem alguns anos. Na verdade, vários fatores aconteceram em paralelo e assim permitiram um crescimento significativo do poder de influência dos blogs.
Apesar de estarem em voga, o conceito de blogs não é nenhuma novidade. A idéia de uma ferramenta onde usuários possam publicar conteúdos de forma fácil e intuitiva já tem alguns anos. Na verdade, vários fatores aconteceram em paralelo e assim permitiram um crescimento significativo do poder de influência dos blogs.
O próprio crescimento exponencial da penetração da internet na
população resultou em uma maior popularidade dos blogs. No entanto, este
crescimento da rede gerou um oceano de informação sem organização
hierárquica. Assim, mecanismos de busca eficientes como Google têm sido
fundamentais para que os blogs sejam encontrados e conseqüentemente
tenham sua popularidade propagada.
Outra questão importante foi o barateamento e assim crescimento da
base instalada de celulares e câmeras digitais. Tal fato permitiu que
conteúdos de texto, fotos e vídeo sejam registrados e publicados nos
blogs – mesmo remotamente, via redes sem fio.
Protocolos como o RSS (Real Simple Syndication) foram também um fator
para catalisar o crescimento dos blogs. Com o RSS, um usuário pode
acompanhar informações publicadas em blogs de seu interesse – só que em
outro endereço, como por exemplo uma página de um portal corporativo.
Assim, nota–se que o poder dos blogs é na verdade resultado de uma
conjunção de fatores que evoluíram ao longo do tempo. O fato presente e
importante é que a manifestação de influência de comunicação via blogs
sinaliza uma tendência de segmentação dos canais de mídia – sem no
entanto haver perda no poder de geração de efeitos em escalas massivas. É
fundamental que empresas fiquem atentas pois possivelmente teremos
algumas mudanças nos paradigmas de gerência da comunicação nos anos que
virão. Blogs são antes de mais nada uma atitude. A evolução da
tecnologia provê as bases para que esta atitude se manifeste.
POR: [Webinsider]
0 comentários:
Postar um comentário