Aeronáutica diz que equipamento será encaminhado ao Cenipa para investigação; força aérea havia considerado que o aparelho não existia por não ser exigido

O King Air C90GT, da Hawker Beechcraft, é um
turbo-hélice topo de linha considerado seguro. A Anac não exige que o
modelo tenha caixa-preta (Beechcraft/Divulgação)
A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi
encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que
matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais
quatro pessoas. O gravador será agora encaminhado ao Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para
avaliação.
“A equipe de investigadores da Aeronáutica localizou nesta
sexta-feira o gravador de voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave
PR-SOM, acidentada em Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira
(FAB), em nota.
Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas
proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA
que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.
Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo
de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou
que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa-preta
também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A
Anac explica que existem dois tipos de equipamentos que integram a
caixa-preta: um registra os sons na cabine e o outro, os dados de
comando da aeronave. Pela legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum
desses dispositivos, mas o avião acidentado possuía o gravador de voz.
“Informamos que a aeronave PR-SOM possuía o gravador de voz,
embora o equipamento não fosse obrigatório para o modelo C90GT, com
operação privada”, disse a agência em nota a VEJA.
A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e
estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes
Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no acidente. Os
certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O registro de
aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até
abril deste ano.
O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos
modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com
um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também
dono da escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a
Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre
acidentes aéreos em todo o mundo, desde 2010 ocorreram oito acidentes
com o modelo, resultando em 11 mortes.
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