O refluxo ácido ou gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago, como alimentos, sucos e ácidos gástricos, sobem pelo esôfago até a boca. Mesmo que nem sempre chegue até a boca, costuma percorrer os aproximadamente 40 centímetros do esôfago, e pode produzir uma sensação de ardor, queimação ou acidez.
O refluxo ácido tende a se apresentar quando o corpo se inclina ou deita depois de ingerir algum alimento gorduroso ou em quantidade excessiva. O momento em que aparece com maior facilidade é durante a noite, quando nos deitamos para dormir.
Se você costuma apresentar este problema, recomendamos dormir com certa inclinação na zona da cabeceira, mas não de maneira horizontal.
A sensação de acidez é o sinal mais comum de todos, no entanto existem outros sintomas raros do refluxo ácido. Conheça-os!
1. Aumento da salivação
Um dos primeiros sintomas raros do refluxo ácido que você experimentará é o excesso de salivação, que pode aparecer durante a refeição.
Você sentirá que a quantidade de saliva é maior do que o normal. Este é um mecanismo das glândulas salivares que se preparam para digerir da melhor forma o alimento que ingerimos.
2. Pneumonia
Se falarmos de sintomas raros do refluxo ácido, a pneumonia é um dos menos esperados. Isso acontece porque quando os ácidos viajam através do esôfago não só podem irritá-lo como também, em alguns casos, podem chegar aos pulmões. Se isso ocorrer, poderá haver uma infecção nos pulmões, e ai desenvolver uma pneumonia por causa do refluxo ácido.
3. Dor no peito
O terceiro dos sintomas raros do refluxo ácido costuma se relacionar mais a um ataque cardíaco do que ao refluxo. No entanto, em muitos casos, a dor no peito está relacionada com a acidez, e mesmo que não seja grave, em alguns casos o melhor é procurar um hospital ou pronto-socorro.
4. Sabor amargo na boca
A ação dos ácidos gástricos quando sobem através do esôfago pode deixar um sabor amargo na parte posterior da garganta. Este sabor ficará por várias horas e o principal problema é que afetará a degustação de alimentos.
Existem aqueles que associam este problema à falta de higiene bucal ou com problemas de fígado. Antes de ficar com esta dúvida, revise se está apresentando outros dos sintomas raros do refluxo ácido.
5. Roncos e problemas respiratórios ao dormir
Você está tendo problemas respiratórios? Estes aumentam durante a noite ou pioram nestas horas? Isso pode ser devido ao refluxo ácido que, ao subir pelo estômago, provoca um “silvo”.
Da mesma forma, os ácidos podem passar pelas vias respiratórias e gerar irritações e infecções com episódios de tosse e falta de ar durante a noite.
6. Problemas para digerir alimentos
Quando o refluxo é silencioso e não é tratado por muito tempo, os ácidos gástricos no esôfago deixam cicatrizes e queimaduras. Isso afetará a passagem dos alimentos, pois começará a causar sensações incômodas ao comer.
O mais comum é sentir “arranhões” ao ingerir a comida. Os alimentos que dão maior problema são os ácidos ou picantes. Para evitar que isso se converta em um problema que o impeça de seguir uma dieta variada, procure tratar o refluxo ácido o quanto antes.
7. Acidez gástrica
Outro dos sintomas raros do refluxo ácido ocorre quando os ácidos gástricos sobem pelo esôfago. A sensação pode variar de uma pessoa para a outra e pode ser difícil de identificar a princípio. De acordo com a intensidade, você pode sentir desde um mal-estar leve à dor intensa no peito.
8. Regurgitação
Esta é a sensação que aparece quando o ácido sobe e, em alguns casos, pode provocar vômitos. Se são frequentes, podem causar erosão no esmalte dos dentes e gerar algum tipo de problema dental.
9. Dispepsia
A dispepsia é a indigestão acompanhada de um mal-estar na parte alta do estômago. Em alguns casos é dolorosa e quase sempre está presente como sintoma do refluxo. Algumas pessoas podem sentir:
Inchaço
Sensação de estar muito cheio
Dor de estômago
Arrotos
Se apresentar estes sintomas, é aconselhável ir ao médico para evitar complicações como úlceras ou câncer.
10. Tosse seca
O último dos sintomas raros do refluxo ácido costuma gerar uma sensação de volume na garganta. Esta sensação é muito incômoda porque teremos a necessidade de tossir ou limpar com frequência a garganta.
Mantenha-se atento aos sintomas do refluxo ácido
Identificou um ou vários destes sintomas em você ou em alguém próximo? Se sim, é recomendado que busque a ajuda de um especialista para, com os exames adequados, descartar a presença do refluxo ácido.
Com um diagnóstico precoce o tratamento é mais simples e basta mudar alguns hábitos ou ajustar a dieta com a eliminação ou incorporação de alguns alimentos. Compartilhe!
Fonte: Melhor com Saúde
0 comentários:
Postar um comentário