BOLSONARO, DÓRIA E LULA SÃO OS POTENCIAIS CANDIDATOS COM MAIS FÃS NO FACEBOOK

PESQUISA AVALIOU A PRESENÇA DE 12 POSSÍVEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NAS REDES SOCIAIS
BOLSONARO, DÓRIA E LULA, TÊM, RESPECTIVAMENTE,  4,7 MILHÕES, 2,8 MILHÕES E 3 MILHÕES DE FÃS NO FACEBOOK (FOTO: MONTAGEM/ INSTAGRAM E ESTADÃO)

A pouco menos de um ano para as eleições, pesquisa realizada pela Zeeng Data Driven Platform aponta que Jair Bolsonaro, Lula e João Dória possuem o maior ativo digital no Facebook entre os potenciais candidatos à Presidência da República. Eles têm, respectivamente,(BOLSONARO) 4,7 milhões, 3 (LIULA) milhões e (DÓRIA) 2,8 milhões de fãs.

O levantamento avaliou a presença de possíveis candidatos à presidência nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e também na imprensa online. Doze nomes foram analisados: Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Jorge (PV), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), Joaquim Barbosa (sem partido), João Doria (PSDB), Luciana Genro (PSOL), Lula (PT), Marina Silva (Rede) e Ronaldo Caiado (DEM).

Segundo o CEO da Zeeng, Eduardo Prange, o estudo ‘evidenciou o abismo entre protagonismo nas redes sociais e aderência eleitoral de fato’.

De acordo com o estudo, no Twitter, Marina Silva é a candidata com maior número de fãs no Twitter, com mais de 1,8 milhão de seguidores. Esses fãs, segundo o levantamento, são um legado de sua candidatura nas eleições de 2014. É também no Twitter onde Joaquim Barbosa tem uma base expressiva. O ex-ministro tem mais de meio milhão de seguidores.

João Doria e Jair Bolsonaro se destacam no Instagram. Cada um deles possui uma base de seguidores maior do que todos os demais candidatos somados. Com mais de 741 mil fãs, Doria usou a ferramenta com muita frequência durante sua candidatura a prefeito de São Paulo, em 2016. Já Bolsonaro tem cerca de 612 mil seguidores.

O YouTube se mostrou uma ferramenta que pouco engaja os eleitores. Segundo o levantamento, as visualizações totais não ultrapassam um milhão. O número é relativamente baixo, se considerarmos que no Brasil, 95% da população online acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês, representando 98 milhões de brasileiros, segundo dados do Google.

Ainda no Youtube, vale notar que João Doria e Ronaldo Caiado não mostram o número de seguidores. Joaquim Barbosa e Fernando Hadad não têm perfis na ferramenta. E Jair Bolsonaro tem uma base de inscritos muito superior aos demais concorrentes, com muitas interações positivas no canal.

Na imprensa on-line, entre os meses de setembro e outubro, Lula foi o candidato com maior evidência. O petista registrou 6.398 notícias com seu nome na web. Em seguida aparecem Doria (3.117), Alckmin (2.031) e Bolsonaro (1.542).

Sobre a Zeeng

A Zeeng é a primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado brasileiro voltada ao setor de Marketing e Comunicação, com o objetivo de auxiliar e otimizar a tomada de decisão dos gestores do segmento. A Zeeng Data Driven Platform reúne dados provenientes de redes sociais, notícias e bases de dados públicas de instituições, como Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Instituto Nacional Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário