Incêndio subterrâneo intriga moradores de Águas Lindas de Goiás: 'Nunca vi isso'

Especialistas dizem que caso é raro, e trata-se da combustão natural de matéria orgânica compactada na terra há milhares de anos.

Por Murillo Velasco, G1 GO
Subsolo de mata pega fogo em Águas Lindas de Goiás

Uma fumaça saindo de dentro da terra tem chamado a atenção de moradores de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com especialistas, trata-se de um incêndio subterrâneo, que atinge o material orgânico soterrado a mais de um metro de profundidade, um fenômeno raro. A população conta que nunca havia visto isso e que duas vacas já morreram queimadas no local.

De acordo com o biólogo Cássio Martins, como a região já foi um dia alagada, ao longo dos anos folhas e animais mortos formaram uma camada densa. Segundo ele, com o tempo ela foi soterrada e a vegetação cresceu por cima. No entanto, a terra é fofa, o oxigênio penetra, preenchendo os espaços entre as raízes e provocando a combustão.

“Como é um organossolo, rico em matéria orgânica, aconteceu a compactação ao longo de milhares de anos e, com o tempo, ela entrou em combustão e está queimando”, contou.

A área está sendo atingida pelo incêndio subterrâneo há dois meses, e foi isolada pelo Corpo de Bombeiros neste fim de semana, para evitar com que moradores desavisados se queimem ao passar pela terra em chamas.

O eletricista Antônio Aguiar disse que, mesmo com a área isolada, teme acidentes. “Eu não sabia deste fogo, aí vim olhar tinha essa vaca caída aí dentro. Minha maior preocupação é acontecer com humanos”, contou.

Em nota à TV Anhanguera, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás informou que a área é particular e que está tentando localizar os proprietários.

Biólogo diz que incêndio é provocado por matéria orgânica, em Goiás (Foto: Arte/Thiago Oliveira/TV Anhanguera)

Caso intrigante

O caso tem chamado a atenção não só dos moradores, mas também de especialistas. A geóloga Maria Lucrécia Ramos disse que passou a investigar o caso, e que se trata de um fenômeno raro e nunca presenciado por ela.

“Eu nunca vi um solo saindo fumaça desta maneira. Um solo tão fértil e que tem árvores vistosas, com alto teor de matéria orgânica, então isto não é normal, e nós vamos tentar investigar mais o que está acontecendo aqui”, disse a geóloga.

A dona de casa Carmelita Alves disse que tem medo que o incêndio afete as casas. “A gente não sabe se este fogo vai continuar atingindo, ou se vai ficar por lá mesmo. Porque do jeito que está queimando, com a rapidez, vai chegar nas casas da gente. Nunca vimos isso”, disse.

Moradores estão intrigados com chamas no subsolo de mata (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário