Em Jaguaruana parte população sofre com a VIROSE DA MOSCA, doença que ataca o intestino causando vômitos e diarreia.


Dengue, Zika, Chikungunya, doenças conhecidas no dia a dia da população Brasileira. Aqui em Jaguaruana, não são essas virose que tem tirado o sono da população da cidade e também das autoridades responsáveis pelos serviços de saúde do município. Uma virose conhecida por "A VIROSE DA MOSCA" tem feito vítimas crianças, jovens e idosos que superlotam as unidades de saúde e o hospital municipal em busca de algo que possa curar os sintomas que, além de causar incômodos, deixa os cidadãos debilitados ao ponto de inspirar cuidados.

Dor de cabeça e abdominal, mal estar, vômitos, disenteria e em muitas vezes dores no corpo, são esses os sintomas que tem afetado a vida de muitos Jaguaruanenses. Em épocas passada sintomas semelhantes eram assemelhados a doenças como as que citamos no início desse artigo. Já nos dias atuais, a mazela que foi denominada de "VIROSE DA MOSCA" é quem tem ganhado fama, mesmo que de forma perversa, cruel e assustadora..

Decidimos abordar esse assunto até porque aqui em minha, humilde, residência, nos últimos dias, tem convido com essa triste situação. Parte da minha família já foi afetada com essa virose e, diga-se de passagem, temos a certeza que é questão de tempo para que os demais membros da família sejam acometidos por essa mazela. Por achar interessante o assunto, vamos falar um pouco desse inseto que apesar de parecer inofensivo, pode causar um grande mal a nossa saúde.



Apesar de ser mundialmente conhecido como um dos insetos mais nojentos e facilmente encontrado em qualquer lugar, poucas pessoas sabem exatamente quanto vive uma mosca. Existe uma variedade muito grande de espécies de moscas, falemos da mosca doméstica, a mais conhecida de todas. A mosca doméstica pode reproduzir-se em qualquer parte do mundo e em qualquer lugar que existam resíduos orgânicos. Acredita-se que ela teve sua origem na África, mas atualmente é encontrada em qualquer parte do mundo.

A mosca doméstica realiza uma metamorfose completa com etapas bem diferentes em seu ciclo de vida, que são: ovo, larva, pupa e a etapa adulta. As moscas adultas vivem entre 15 e 25 dias. Durante o inverno, a mosca doméstica encontra-se na etapa de larva ou de pupa debaixo de pilhas de estrume ou qualquer outro lugar que as proteja. O clima quente do verão geralmente é propício para o desenvolvimento da mosca adulta, que pode completar seu ciclo de vida entre 7 e 10 dias. Durante um verão completo, podem existir de 10 a 12 gerações de moscas.



Com o período das chuvas se aproximando devemos redobrar os nossos cuidados, principalmente se em nossas moradias tiver crianças e idosos que são os que são acometidos mais facilmente pela virose. Por isso trazemos aqui alguns cuidados que devemos ter para que essa bactéria não se espalhe com rapidez. As dicas para evitar a “virose da mosca” são lavar bem as mãos e os alimentos, além de manter a hidratação do corpo. Qualquer manifestação dos sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico.

Um fato que não poderíamos deixar de chamar a atenção da população de Jaguaruana é que o uso de inseticida que muitas vezes é utilizado para matar esses insetos tem que ser visto como um outro risco que poderemos ficar expostos. Inseticidas, apesar de parecer à solução, pode também ser um problema, caso seja aplicado de forma errada e sem um profissional que saiba fazer a aplicação. Por isso, em caso de se fazer uma dedetização para tentar eliminar esses insetos, cubra também as vasilhas e sempre que for utilizá-las as lave-as muito bem com água e sabão. FICA A DICA.

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário