DEPOIS DE 37 ANOS JAGUARUANENSE VOLTA A CIDADE PARA REVER PARENTES E AMIGOS, FOI EMOCIONANTE.


Francisco Eudes Fernandes, esse Jaguaruanense que nasceu e se criou em parte de sua vida ao lado de seus pais e irmãos, mais precisamente na localidade de Córrego de Areia, zona rural de Jaguaruana, já teve um pouco de sua história contada pelo Blog Jaguaruana Verdade. Nascido no seio de uma família humilde, Francisco Eudes logo entendeu que teria que ganhar o mundo, como se diz no ditado, para sobreviver e ajudar seus pais a criar os outros irmãos. Mesmo tendo que deixar sua Terra Natal e partir em direção a Região Norte, ele nunca esqueceu a Terra amada, seus familiares e seus amigos.

Foi 1969 com apenas 17 anos de idade que o jovem Jaguaruanense tomou a mais difícil decisão de sua vida, deixar a casa de seus pais e seus irmãos e partir em busca de dias melhores. "A vida não era fácil, a situação financeira naquela época era de arrepiar, por isso tive que deixar minha Terra com o coração partido", diz o Jaguaruanense com o peito se derramando em lágrimas.

Sua primeira parada foi no Estado de Roraima onde o mesmo conseguiu um trabalho de operador de máquinas na empresa Camargo Correia. Ao começar ganhar seu dinheirinho, o enviava para sua mãe através dos correios, para que a mesma junto com seu pai pudesse ter uma vida melhor. O tempo foi passando e ele conseguiu levar seus pais para o Norte do Brasil, ao qual os cuidou até o dia em que Deus os levou para morar junto Dele. Começava ali uma nova história de sua vida.



A vida nunca foi fácil para esse Jaguaruanense que em sua Terra natal teve que enfrentar secas e cheias. No entanto, em conversa que tivemos em um curto de tempo que passou em nossa cidade, neste início do mês, o mesmo me confessou que sente muita saudade daquele tempo em que mesmo com as dificuldades existentes naquela época, era bastante feliz. Se por um lado sobrava dificuldade, por outro sobrava, fé amor e liberdade, algo escasso nos dias atuais.

No Norte do Brasil teve que se adaptar a uma realidade diferente a de nossa cidade. No início foi muito difícil, a saudade da família era algo atormentador, mas que se aquietava com seu pensamento positivo e de Fé que sabia que tinha que vencer, não só por ele mesmo e sim pelos pais e família. Depois de trabalhar vários anos de operador de máquina, o mesmo pegou o valor recebido de seus direitos e começou a negociar. Mudou-se para Manaus e até hoje continua no ramo do comércio.

Hoje, ao longo dos seus 65 anos de vida, casado e pai de quatro filhas, Francisco Eudes Fernandes continua com seu comércio no centro de Manaus, ponto de referência e encontro dos Jaguaruanenses que por lá chegam e são todos bem recebido pelo mesmo. Em nosso, breve, momento que tivemos em sua passagem pela Terra de Santana, o mesmo confessou que apesar da distância e dos quase quarenta anos que aqui não vinha, nunca teve um dia que não se lembrasse da sua infância, dos seus parentes e dos seus amigos. Ele disse está muito feliz por ter visitado sua última tia, pessoa que a tinha como mãe.

"Só Deus sabe da alegria e da emoção de poder está de volta a minha Terra que tanto amo e que tanto adoro. Aqui estão minhas raízes, minhas origens, meus amigos e parte da minha vida, jamais poderei esquecer-me de você minha Jaguaruana. Depois de quase quarenta anos eu resolvi voltar aqui para rever tudo isso e principalmente a minha única tia que ainda está viva. Apesar de não ter me reconhecido, saio de Jaguaruana com o coração feliz por vê-la. Visitei também o local onde nasci o Córrego da Areia, que embora seco, foi lá onde mais me diverti na infância e também visitei meus amigos. Volto para Manaus realizado e com a certeza de que não passarei mais quarenta anos para voltar aqui novamente. Enquanto vida estiver quero retornar mais vezes aqui". Disse o Jaguaruanense com os olhos lacrimejando.


Foram apenas três dias que Francisco Eudes passou em Jaguaruana e neste curto espaço de tempo, pelo seu relato, dá pra perceber que nunca esqueceu a Terra em que nasceu. É certo que depois de quase meio século vivendo em outro solo, se acostumar a viver aqui é algo bem difícil, até porque a estrutura de sua família é toda voltada para Terra dos Manauaras. Mesmo assim esse homem que saiu daqui jovem e hoje já está com 65 anos de idade, conseguiu, em pouco tempo que aqui passou se sentir como se estivesse sido banhado, apesar do nosso rio Jaguaribe seco, com uma fórmula de vida que lhe dará força para lutar e viver por muitos e muitos anos.

Quero no final desse contexto agradecer ao amigo Francisco Eudes Fernandes por sua amizade para com meu pai e também com minha pessoa. Quero dizer que o pouco momento que estivemos juntos, servirá de ensinamento para minha vida. Desejo-te toda sorte do mundo ao seu retorno e deixo aqui o convite para que volte mais vezes. Assim como o amigo a Terra Mãe, Jaguaruana, tem centenas de filhos espalhados por esse Brasil a fora que assim como você, por mais que demore a visitá-la, nunca a esquecerá. Boa Sorte amigo e que Deus o proteja a você e sua família.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário