RÚSSIA CULPA SERVIÇO SECRETO DOS EUA POR ONDA DE ATAQUES CIBERNÉTICOS

CIBERATAQUE AFETOU MAIS 200 MIL COMPUTADORES EM AO MENOS 150 PAÍSES
"ACREDITO QUE A DIREÇÃO DA MICROSOFT JÁ INDICOU A CIA COMO A FONTE PRIMÁRIA DO VÍRUS. A RÚSSIA NÃO TEM NADA A VER COM ISSO", DISSE PUTIN (FOTO: PRESIDÊNCIA DA RÚSSIA)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira, 15, que a Rússia “não tem absolutamente nada a ver” com o ciberataque global que já afetou mais 200 mil computadores em pelo menos 150 países. Ele ainda acusou o serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) de ser "a fonte primária do vírus".

"Acredito que a direção da Microsoft já indicou a CIA como a fonte primária do vírus. A Rússia não tem nada a ver com isso", disse Putin, em entrevista coletiva em Pequim, onde participou do Fórum da Nova Rota da Seda.

A empresa Kaspersky lembrou, por sua vez, que o programa maligno incriminado foi publicado em abril pelo grupo de hackers “Shadow Brokers”, que afirma ter descoberto a falha informática em documentos roubados da NSA (Agência de Segurança Nacional americana).

“No ano passado, propusemos que nossos sócios americanos trabalhassem juntos sobre temas de cibersegurança, e inclusive fechassem acordos intergovernamentais apropriados a respeito, mas nossa proposta foi rejeitada”, disse o presidente russo.

Agora que “nos damos conta que um gênio saído de sua lâmpada (…) pode se revoltar contra seus genitores”, “é necessário que o tema seja tratado imediatamente a um nível político sério”, acrescentou Putin, sem fornecer mais detalhes.

Segundo ele, as instituições públicas russas "não sofreram danos importantes, nem os bancos, nem o sistema de saúde, nem outros, mas, em geral, não há nada de bom nisto e é preocupante".
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário