AS DEZ PRAGAS LANÇADAS EM JAGUARUANA.




Conta história que certo Padre do Município de Jaguaruana, depois de ter sido maltratado e praticamente escorraçado por algumas lideranças políticas da época, ao sair da cidade disse a seguinte frase: "Jaguaruana, de Caatinga Nunca Passará". Pra quem não sabe, Caatinga do Góis foi um dos primeiros nomes da cidade, em homenagem ao primeiro morador de nome Simão de Góis que era casado com Dona Feliciana e que doaram as Terras que eram donos para Santana, Padroeira de Jaguaruana.

Pois bem, que as palavras do Padre tenham pegue ou não, o certo é que o Município de Jaguaruana, uma cidade que fica no Vale do Jaguaribe, sempre foi banhada pelas belas e puras águas do Rio Jaguaribe, considerado há muito tempo atrás como o Rio mais seco do mundo. Na década de 60, a história mudou. Com a construção do Açude Orós, o Rio passou a ser perenizado e no início dos anos 90 com a construção do Açude Castanhão, a perenização ficou efetiva, até este ano, quando o Rio secou de vez.

Pensando aqui nesses acontecimentos e sem querer brincar com a Realidade, resolvi subscrever um artigo intitulado de: "AS DEZ PRAGAS LANÇADAS EM JAGUARUANA". Desde já, sei que algumas pessoas irão gostar e outras não, algumas irão criticar e outras, não, disso estou consciente, como também estou consciente que nem Deus agradou a todos e não vai ser um pecador como eu que vou agradar. Vou tentar descrever aqui os Dez problemas mais cruciais que afetam a população da Terra da rede nos dias de hoje. Pautarei meus comentários com responsabilidades e os fatos narrados aqui, poderão até não ser considerados como pragas, mas com certeza são reais.

Praga Número 1 A seca de 2016. Segundo especialistas, essa já foi considerada a maior seca da história do estado do Ceará, fato que fez com nossa maior riqueza, o Rio Jaguaribe aqui na cidade secasse por completo, causando transtorno na falta de abastecimento de água em todo o Município.

Praga Número 2 A Morte do LAGAMAR. Nos meus 43 anos de vida, nunca tinha visto o LAGAMAR, conhecido como o Verdadeiro Pai dos Pobres, secar.  Deste lago enorme, vi sair milhares de quilos de peixe por dia durante todo o verão. Hoje, o que temos é apenas a Terra seca e rachada e as carcaças dos animais que não resistiram à seca.

Praga Número 3 Falta Água na Cidade. Durante muito tempo o Município de Jaguaruana teve um abastecimento de água irregular. No final dos anos 80 e início da década de 90, com a ampliação do sistema de abastecimento de água feito pela CAGECE, a cidade foi contemplada com quase 100% de abastecimento regular na zona urbana. Porém, a empresa nunca se preparou para o pior e com a seca do Rio Jaguaribe que era a fonte de água que a CAGECE tinha, a situação ficou caótica e a população ficou sem água. Isso podemos dizer que é uma das maiores PRAGAS já enfrentada pela população da Terra da Rede.

Praga Número 4 A Mancha Branca. Depois de ter ficada conhecida em todo o Brasil como a Terra da Rede, Jaguaruana passou nos últimos anos também ser chamada de a Capital do Camarão. Com um grande número de viveiros e com a água abundante que corria no leito do Rio Jaguaribe, criar camarão era certeza de lucro certo e fácil. A história mudou há pouco tempo. Com a falta da água e a presença do Vírus Mancha Branca, arriscar no cultivo nos dias atuais é coisa de doido.

Praga Número 5 A língua do Povo. Conhecido por boatos, fofoca, disse me disse e muito mais, escapar da língua de parte da população de Jaguaruana é um verdadeiro Deus nos acuda. Quase que diariamente ou semanalmente, a população tem sempre algo novo para espalhar nas calçadas e nos bate papos pelas ruas da cidade. Aqui é desse jeito como dizia uma amiga minha, pra escapar da língua do nosso povo, só um milagre. kkkkkkkkkkkkkkk

Praga Número 6 Epidemia de Igrejas. Foi-se o tempo em que Jaguaruana contava apenas com duas Igrejas na cidade, uma da Religião Católica e outra da religião Evangélica. O tempo passou e hoje na cidade temos dezenas delas espalhadas por todos os cantos. Não quero aqui entrar no mérito da questão, porém, como vimos espalhados pelo Brasil a fora, abrir Igreja por abrir é um excelente negócio. Que aqui seja diferente.

Praga Número 7 Violência Urbana. Havia um tempo em que morar em Jaguaruana, dormir com a porta aberta ou fechada não fazia diferença. Com o crescimento populacional e com a expansão do uso de drogas, a cidade passou a sofrer com os problemas e as consequências por elas causado. Há pouco mais de dois anos uma onda de violência tomou conta da cidade onde ocorreram em um só ano, dezenas de assassinatos, fazendo com que o município se tornasse um dos mais violentos do estado do Ceará na época. Hoje, apesar da diminuição no número de mortes, a população da zona rural se ver atormentada com o aumento no número de assaltos. Portanto, sair à noite em Jaguaruana poderá ser realmente uma PRAGA.

Praga Número 8 Crescimento Urbano Descontrolado. Nos últimos anos, a cidade de Jaguaruana teve um aumento muito relevante no crescimento habitacional e populacional. Bairros como o Alto e o Tabuleiro foram expandidos e proprietários de Terrenos nessas localidades passaram a ver seu patrimônio valorizado. Centenas de casas foram e estão sendo construídas, mas com a falta de organização e o acompanhamento dos órgãos responsáveis, a cidade que antes era bem definida com ruas organizadas, passou a ter um excesso de construções desordenadas e em lugar das ruas, nestes Bairros, passamos a ter verdadeiras vielas. Isso tudo acontece por falta de supervisão por parte dos órgãos responsáveis.

Praga Número 9 Crise Econômica e Social. Que a crise econômica atinge todo o País todos nós somos sabedores e aqui em Jaguaruana não é diferente. Com a falta de água no Rio Jaguaribe e com a seca que já assola nosso Estado do Ceará há mais de sete anos, o alto índice de desempregado só aumenta na cidade. Empresas que cultivavam é produziam frutas como a Agroindústria Baquite e demais empresas na Chapada do Apodi, tiveram que fechar suas portas e demitir seus funcionários. Pessoas que trabalhava a quase vinte anos de carteira assinada, tiveram que ir para casa levando consigo um futuro incerto. Para o ser humano, não há praga mais atormentadora do que a sombra do desemprego.

Praga Número 10 Política. Essa é a praga principal que assola o Brasil, o Ceará e o Município de Jaguaruana. A política, que surgiu como fonte de Administração do dinheiro do POVO para o POVO, se transformou em uma luta de interesse próprio. Falo isso com a propriedade do que tenho visto o que aconteceu no Brasil nos últimos. Pagamos a mais alta taxa tributária do mundo e temos os piores serviços públicos possíveis. Educação, Saúde, Segurança, Saneamento Básico, Infraestrutura, são alguns exemplos de uma política ineficiente e ineficaz que vivenciamos. Ser político no Brasil nos dias atuais é o melhor negócio do Mundo. Não estou aqui afirmando ou dizendo que todos são desonestos, mas em sua grande maioria, os políticos Brasileiros têm se tornados uma verdadeira PRAGA. Que aqui em Jaguaruana seja diferente.

Finalizo esse artigo com a certeza de que escrevi o que pensei, com responsabilidade, sem faltar com a verdade. Espero ter colaborado e agradado aos leitores do Blog Jaguaruana Verdade. Para os que não gostarem, deixo aqui meu respeito e aceitarei suas críticas. Quero aqui, quem sabe um dia, falar que o município de Jaguaruana foi libertado de todas as pragas que, de forma de descontração, falei aqui. Meu muito obrigado e até a próxima edição.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário