Por que acabar uma relação é TÃO doloroso – e o que fazer para amenizar o sofrimento

Escrito Por Paulo Nobuo
separacao divorcio coracao 0117 400x800
Tristeza, arrependimentos, mágoas e até mesmo raiva são apenas alguns dos mais comuns sentimentos presentes em um fim de relacionamento. Ninguém sai ileso de uma separação e entender por que o processo é tão doloroso ajuda a aceitar melhor os fatos, evoluir emocionalmente e até mesmo amenizar o sofrimento.

Sofrimentos causados pelo fim de um namoro

coracao separacao casal 0117 400x800
As dores de um término podem variar muito de intensidade e, claro, de acordo com cada pessoa e tipo de relacionamento. Um estudo sobre as reações de jovens adultos após uma ruptura recente em uma relação mostrou que as pessoas que mais sofriam eram as que se dedicavam muito ao parceiro, se sentiam mais satisfeitos e comprometidos durante o relacionamento e as que estavam em uma relação duradoura.

Foi analisando ainda que as dores podiam ser ainda maiores quando surgia o pensamento de que o ex estava interessado em outra pessoa, ou seja, o sentimento de ser trocado ou abandonado pelo companheiro. Quem era bastante apegado e quase emocionalmente dependente do outro também apresentava maiores níveis de tristeza.

Como superar a dor de um fim de relacionamento

tristeza coracao amor 0117 400x800
Infelizmente ainda não existe uma “cura” para o coração partido e a superação de um término de relacionamento pode levar semanas, meses ou anos, dependendo de cada pessoa. Mas um trabalho científico realizado com 241 estudantes universitários sugeriu que há muitos fatores que podem ajudar a enfrentar o problema de forma menos dolorosa.

Um dos pontos determinantes de como você reage ao fim do namoro ou casamento pode ser o tipo de apego que você apresenta em relação ao outro. Quem se sente mais autoconfiante e seguro das próprias capacidade de encontrar um amor pode lidar com uma ruptura de maneira mais leve, por exemplo.

Além disso, ter um forte sistema de apoio para atravessar o período contribui para o processo. Então, conte com a ajuda e os conselhos de familiares e amigos, esteja rodeado de pessoas que incentivem sua autoestima e mantenha o otimismo, mesmo nos momentos mais difíceis. Fora o apoio, eles podem te dar valiosos ensinamentos que realmente ajudam a superar o sofrimento.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário