Prefeito de Jaguaruana fala sobre a EPIDEMIA DE CHIKUNGUNYA que assola o Vale do Jaguaribe e diz: Vamos nos unir para evitar que esse mal nos atinja.


Uma doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti tem tirado o sono e a tranquilidade da população Brasileira e tem chamado os gestores, sejam a nível Nacional, Estadual e Municipal para intensificar a luta no combate do mesmo.  Estou falando da CHIKUNGUNYA, uma doença ainda desconhecida por grande parte da nossa população e que tem se espalhado de forma devastadora no Estado do Ceará em especial nas cidades do Vale do Jaguaribe como Russas, Aracati, entre outras.

Segundo relato de especialista uma pessoa, que é acometida pela doença, pode ficar até dois anos sentindo os sintomas e em alguns casos, as dores nas articulações podem se tornarem crônicas, fato que eleva a preocupação dos setor de Epidemiologia do Brasil inteiro, inclusive o de nossa querida Jaguaruana que já começa a receber pessoas contaminadas da doença adquirida em outras cidades onde está acontecendo transmissão.

Na tarde desta última Quarta Feira (26), logo após o encontro que foi realizado com o Prefeito de Jaguaruana Roberto da viúva, Secretária de Saúde Lia Almeida e Técnicos do setor de Epidemiologia do Município aos quais tem à frente a Coordenadora Dra. Naiane e Alan Carlos, que juntamente com os Agentes de Combate as Endemias executam um excelente trabalho no município, o Blog Jaguaruana Verdade falou com o Prefeito Roberto e abordou o assunto.

Em nossa conversa repassamos para o mesmo a situação que hora está passando alguns municípios do nosso Vale do Jaguaribe e que fazem divisa com nossa cidade. Na oportunidade perguntamos ao Prefeito se o mesmo já teria tomado conhecimento desses acontecimentos nos municípios vizinhos e o que ele poderia fazer, caso nossa Jaguaruana viesse a desencadear uma transmissão da doença. Em nossa conversa o Prefeito foi taxativo em dizer que, mesmo com as dificuldades existentes, não medirá esforços para que nosso povo não seja acometido por tal mazela, mas se isso acontecer tomará, juntamente com todos os profissionais da área, providencias cabíveis para que a ação desse mosquito seja debelada rapidamente.

"Tomei conhecimento, através dos técnicos que fazem o serviço de Epidemiologia de nossa Jaguaruana, que o estado do Ceará é o primeiro no Brasil em número de casos de transmissão de Chikungunya. Sei que em no nosso Vale do Jaguaribe, vários municípios vizinhos a Jaguaruana já estão enfrentando problemas com a Doença. Nossa cidade já tem vários casos suspeitos de pessoas que viajaram para outras cidades e que estão com sintomas parecidos. Temos tomado todas as medidas preventivas cabíveis, como o uso do FUMACÊ em quarteirões que tem pessoas suspeitas e não temos medidos esforços para acabar com esse inseto que é tão pequeno e tão prejudicial a nossa saúde. Como Prefeito não vou me excluir de fazer a parte que a mim é cabível, agora como cidadão, convido a todos para entrar nessa luta, afinal o mosquito nasce dentro de nossas casas, nos depósitos com água que estão desprotegidos, por isso, temos que ficar atentos". Disse o Prefeito fazendo um chamativo a todos na luta contra o mosquito.

E assim é a luta de quem trava uma batalha contra um inimigo que nasce dentro de nossas casas e que, em muitas vezes, parece invisível. O mosquito da Dengue há décadas vem causando estragos no seio das famílias Brasileiras. Milhares de vidas já foram ceifadas de forma prematura ocasionada por um inseto que para nascer depende, única e exclusivamente, da ação errada de nós seres humanos. Água parada, sombra e uma pitadinha de descuido de cada um de nós somado a falta de compromisso dos nossos agentes públicos Federais, faz com que o mosquito da dengue, dia após dia, esteja a nos vencer essa batalha. Lamentável.

O Município de Jaguaruana que pertence a 9ª Microrregional de Saúde do Estado do Ceará e tem a sorte, e o compromisso dos mesmos, de poder contar com o apoio, incondicional, dos Técnicos responsáveis que não medem esforços para realizar ações de prevenção no combate ao Aedes Aegypti. Sabemos da importância da população no combate, mas ao mesmo tempo, quando contamos com apoio como os que temos tido da Regional, com certeza os estragos são bem menores.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário