CRIME CONTRA CRIANÇAS: Ceará tem média diária de 4,2 crimes de estupro em 2016

Especialista aponta que números podem ser bem maiores, uma vez que muitas mulheres temem fazer denúncias.

Por G1 CE

O Ceará teve uma média de 4,2 estupros por dia em 2016, mais do que no ano anterior, quando a média foi de 3,9 crimes por dia. Conforme estudo do Fórum Nacional de Segurança divulgado nesta semana, foram 1.538 estupros denunciados no Ceará em 2016; em 2015 foram 1.454.

Fortaleza é a cidade com maior número de casos, segundo o estudo. Foram 458 estupros apenas na capital cearense, uma média de 1,2 casos por dia. Apesar do número alto, Fortaleza uma das poucas cidades onde a ocorrência desse tipo de crime reduziu em relação a 2015, quando foram registrados 483 estupros.

O Fórum Nacional de Segurança registra também os crimes de tentativa de estupro, foram 234 em 2015 e 265 em 2016.

Medo de denunciar
Muitas mulheres evitam denunciar crimes de estupro por temor ou constrangimento (Foto: Pixabay )

O número de estupros cresceu 3,5% no país e chegou a 49.497 ocorrências em 2016. A taxa por 100 mil habitantes é de 24. Especialistas afirmam que os números podem ser bem maiores, já que muitas mulheres evitam fazer denúncias por temor ou constrangimento.

De acordo com Daniel Cerqueira, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a estimativa de órgãos de saúde é de que cerca de 500 mil mulheres são estupradas no país por ano.

"São casos que não chegam à delegacia. Quando vemos a barbárie desses números é porque boa parte do que acontece ninguém vê. Violência doméstica e estupro são tabu no Brasil.

"É uma grande tragédia porque a sociedade é vitimada. A linguagem da violência se dissemina da casa para rua. Pensar em políticas que se fala no gênero nas escolas é fundamental. Ainda estamos na ideia de que só colocar polícia na rua resolve as coisas", completa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Manoel Martins

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário