Em Jaguaruana grupo de Endemias da cidade termina mais um ano trazendo tranquilidade e saúde a todos os Jaguaruanenses.


O trabalho realizado pelos profissionais da saúde, no setor de combate as Endemias de Jaguaruana, merece um reconhecimento por parte de todos os moradores de nossa Jaguaruana. Pra quem não sabe, o trabalho que cada Agente executa é responsável pela prevenção à saúde dos Jaguaruanenses e de doenças muito conhecida que tiram além da saúde, muitas vezes até mesmo a vida de pessoas. Doenças como a Zika, Chickungunia, Dengue, Leishmaniose, Raiva, dentre outras se transformaram em verdadeiras mazelas e graças aos trabalhos preventivo desenvolvidos por esses profissionais, Jaguaruana termina mais um ano com certa tranquilidade neste setor.

O trabalho de combate à parte dessas doenças começou a ser realizado em nosso município por meados da década dos anos 70. Nessa época eram os mata mosquitos ou guardas da SUCAM, funcionários recrutados pelo Governo Federal que desempenhavam essa função. Com o passar dos tempos, o Governo Federal repassou aos Estados e Município a obrigatoriedade de se combater essas doenças. Aqui em Jaguaruana a descentralização aconteceu em 2004, ano em que o Gestor Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, ficaram responsáveis em desempenhar essas atividades.
 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

No ano de 2004 o município de Jaguaruana foi quase que obrigado a receber as Endemias. Recordo-me que naquele ano a cidade de Jaguaruana enfrentara uma grande transmissão de Dengue e assumir esse compromisso era um risco em que o atual gestor, da época, era obrigado a correr. Passado 2004 e já no ano seguinte, o município de Jaguaruana começou a desenvolver o trabalho coordenado e comandado por pessoas da própria cidade.
Foram intensificadas as visitas feitas casa a casa, mais profissionais foram contratados e o medo de que algo não desse certo só acabou quando ao final do ano de 2005 chegamos com os índices de transmissão, de infestação, bem abaixo do esperado. Foi o primeiro ano em que a cidade de Jaguaruana ganhava reconhecimento, em nível de Estado, pela execução dos serviços de combate a Doença de Chagas e Dengue.

De lá para cá já são 12 anos consecutivos, sempre repetindo ano após ano, bons resultados. No ano de 2016, graças ao desempenho do grupo e aos índices alcançados, o município foi contemplado como prêmio de incentivo a boa qualidade do trabalho, com um transporte para as Endemias. No ano de 2017, estamos aguardando que saia o resultado final de quais as cidades serão agraciadas novamente com uma premiação. Desta vez o Governo Do Estado do Ceará, irá dividir uma premiação no valor de R$ 10.000,000, 00 (Dez Milhões de Reais) para as cidades que alcançarem os objetivos preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará. A cidade de Jaguaruana mais uma vez está pleiteando novamente o prêmio e com grandes chances de ganhar de novo.

 A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Para que as pessoas saibam um pouco das atividades desempenhadas pelos Agentes de Combate as Endemias de Jaguaruana, decidi fazer um relato, de parte, das atividades realizadas no ano de 2017. Ao todo no município é trabalhado em 13675 imóveis e a cada dois meses a visita se repete dando um total de aproximadamente 82 mil vistas por ano. Foram inspecionados 33 800 imóveis e foram encontrados larvas de mosquito em um total de 250 imóveis aproximadamente. Como deu pra perceber temos a presença do transmissor da Dengue, Zicka e Chikungunia em nossa cidade. Cerca de 37 mil imóveis foram necessário se utilizar o larvicida, produto usado para eliminar as larvas encontradas, e aproximadamente 75 mil depósitos desprotegidos receberam o uso do produto.

Como vimos o trabalho do Agente de Combate as Endemias é bem mais complexo do que parece. Temos que enfrentar as dificuldades que, não são poucas, e acima de tudo não podemos deixar de fazer o trabalho que é pouco reconhecido, mas é essencial a vida de nossa população. A cidade de Jaguaruana já vem há vários anos sem uma grande transmissão dessas doenças. É certo que a população tem sua parte neste processo, pois depois de décadas o povo está entendendo que não é o guarda, como assim somos chamados, os únicos responsáveis para combater esse inseto que tanto tem feito mal a população do nosso País.


Parabéns a todos que fazem parte do grupo de Agente de Endemias de Jaguaruana e nesse quesito posso dizer que me sinto feliz em fazer parte dessa história. Parabéns ao Prefeito Roberto que mesmo com as dificuldades existentes tem tentado fazer com que aos poucos as coisas comecem a melhorar. Parabéns a Secretaria de Saúde, aos que coordenam as atividades e principalmente parabéns ao grupo que mesmo concordando, discordando, não perdem o foco e sabem que as dificuldades tem que ser superadas e o trabalho tem que ser feito, e bem feito, e assim tem sido. Afinal a população é que nos paga e merece receber por uma boa qualidade de serviço. Que no próximo ano possamos está contando dados bem melhores ainda.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário