Aracati tem carnaval cultural com ciganos, indígenas e destaque para cultura brasileira

Carnaval 'raiz' ocorreu a duas quadras de onde circulavam os trios elétricos.
Agremiação em desfile pelas ruas de Aracati (Foto: André Teixeira/G1)

A duas quadras de onde circularam os trios elétricos de Aracati, no Centro Histórico da cidade, famílias tiveram opção de ver uma festa cultural, com agremiações e grupos que interpretam as raízes culturais brasileiras.

"Aqui índio é índio, cigano é cigano. Nós estamos dando visibilidade ao nosso povo sem usar maquiagem e sem fantasia, são os nossos adereços do dia a dia", conta a indígena Maria Júlia, que desfilou junto com colegas e familiares de sua etnia.

Os desfiles ocorrem na chamada Rua Grande, de Aracati (Foto: André Teixeira/G1)

Cidade atraiu cerca de 300 mil foliões seguindo os trios, em brincadeiras de ruas, casas de praia e no tradicional desfile do carnaval cultural (Foto: André Teixeira/G1)

Apesar de citar a falta de fantasia, Júlia diz que "não tem problema" quando não-indígenas usam cocar e pinturas típicas para brincar o carnaval.

"Só não pode é debochar [de indígenas], como algumas pessoas fazem, mas tem que gente que usa [fantasia de índio] e não tem problema, é uma troca de cultura, da mesma forma que a gente usa o carnaval pra dar visibilidade a nossa causa", conta.

O debate sobre uso de fantasia de índio ser ou não desrespeitoso ocorreu principalmente depois de uma garota indígena divulgar em redes sociais a campanha #ÍndioNãoÉFantasia.

O carnaval cultural de Aracati também conta com os desfiles dos Ciganos da Praia; Bonecos da Vila, em que bonecos gigantes são a atração principal; e dos Eternos Foliões, a turma com mais de 60 anos que não se cansa dos festejos de fevereiro.

"Tenho 63 anos e brinco carnaval desde os 15. Posso dizer que pulo carnaval quase a vida toda", conta o pandeirista e folião Cícero José, natural de Aracati.

Patrimônio histórico

Os desfiles ocorrem na chamada Rua Grande de Aracati, região tombada pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além dos desfiles, o conjunto arquitetônico característico dos anos 1700 encantam os visitantes que assistem das arquibancadas.

"Vim preparada para conhecer [a praia] Canoa Quebrada, mas a rua histórica foi uma surpresa agradável que eu não sabia que tinha na cidade. Achei lindas as fachadas com azulejos portugueses", conta Mariana Dantas, turista de Mossoró que viajou para Aracati no carnaval.

O carnaval de Aracati reuniu cerca de 300 mil pessoas espalhadas na sede e praias do município, com festas que duraram uma semana inteira, de quarta-feira da semana passada (7) até a terça que precedeu a Quarta-feira de Cinzas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário