Açudes do Ceará estão com 17% da capacidade de armazenamento e 28 têm mais de 90% da capacidade

Açude Castanhão está com 8,69% da capacidade total.

Por G1 CE
Açudes cheios no Ceará viram pontos de visita com as cheias (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm volume de água de 17,1%. Em todo o Estado, 18 reservatórios estão sangrando e 28 têm mais de 90% da capacidade.

Contudo, 83 têm menos de 30%. O açude Castanhão, pertencente à bacia do Médio Jaguaribe, está com 8,69% da capacidade total. Já o açude Orós está com volume de 9,72%.

Previsão para maio

O Ceará deve ter chuvas regulares na primeira quinzena de maio. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme a chefe do núcleo de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, nesta primeira quinzena de maio as chuvas devem continuar, porém mas regular.

“Na primeira quinzena de maio as chuvas devem continuar de uma forma mais regular concentrada principalmente na Região Centro Norte. Tudo isso por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical. Região de nebulosidade com nuvens de chuva bem próximo ao nosso litoral norte. Essa presença traz chuvas mais regulares nessa região”, explica Meiry.

Sobre a possibilidade de chuvas em outras regiões, a meteorologista diz que as precipitações vão ocorrer, no entanto de forma mais isoladas.

“Embora se mantenha com condições favoráveis ainda durante o mês de maio para chuvas na Região do Cariri essas precipitações devem ocorrer de maneira menos regular e de forma mais isolada”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário