Número de estupros aumentou no estado de Amazonas em 2018

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram registrados 778 novos casos.

Por G1 AM
Segundo a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, a maioria dos autores do crime têm ligação com a vítima — Foto: Divulgação/PC AM

O número de casos de estupros no Amazonas teve um aumento em 2018. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) apontam que foram 778 casos registrados no ano passado, contra 726 no anterior. De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Débora Mafra, as principais vítimas são crianças e adolescentes.

Em entrevista, a delegada informou que um dos principais fatores para que esse tipo de crime ocorra está relacionado ao machismo.

“É meio que cultural dos homens que praticam esse crime. Ele se acha dono da mulher”, afirmou.

Além disso, a titular contou que, na maioria dos casos de estupro que ela recebe diariamente, o autor sempre é conhecido da vítima. Segundo ela, o autor do crime costuma fazer ameaças para que a mulher não conte a ninguém.

“Tem casos em que a vítima está na rua sozinha indo ao trabalho e acaba sendo assaltada por algum homem e em seguida é estuprada. Mas há casos em que ocorre dentro de casa. Geralmente, o suspeito é o companheiro da mulher ou alguma pessoa próxima, como tio, avô e padastro”, completou.

Em casos de suspeitos desconhecidos, a delegada relatou que o perfil deles são de “psicopatas”. “Neste caso, eles fazem muitas vítimas da mesma maneira”, disse.

A delegada afirmou ainda que o trabalho de prisão dos suspeitos é uma das principais formas de prevenção de novos casos. Além disso, a delegacia promove palestras com dicas de precauções para as mulheres.

O crime de estupro, de acordo com o artigo 213 do Código Penal Brasileiro, é constranger alguém, por meio de violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal, praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Atualmente a pena no Brasil é de 6 a 10 de reclusão.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário