Conheça um pouco da história do Borges de Jaguaruana, Terra que nasceu nosso saudoso Padre do Céu


Hoje fui trabalhar na localidade de Santa Cruz do Borges ou simplesmente Borges como assim é conhecido. Decidi fazer o registro de algumas imagens e vou tentar aqui, através do Blog Jaguaruana Verdade fazer uma simples homenagem ao povo humilde, acolhedor e pacato que vivem neste local. Assim como a Localidade de São José, o Borges é onde se tem um cartório de registro no município de Jaguaruana, inclusive meu filho foi registrado no cartório do Borges.

Se me perguntares por qual motivo essa localidade se chama Santa Cruz do Borges eu não saberei responder, mas deixo aqui o chamativo para quem souber nos ajudar nessa informação. Nessas Terras, ou um pouco mais distantes de onde foram feitas essas imagens, nasceu Raimundo de Sales Façanha ou nosso saudoso Padre do Céu. Aqui, o sobre nome Façanha predomina em quase todos os moradores da localidade.

O Povoado é um dos mais antigos de Jaguaruana, fica localizado mesmo no meio da estrada que leva a cidade de Russas, ou seja, de Jaguaruana para o Borges dá aproximadamente 15 km e do Borges para Russas dá aproximadamente a mesma distância. Mesmo assim, os moradores da localidade se deslocam mais para a cidade de Russas do que mesmo para Jaguaruana para resolver seus assuntos pessoais. Nesta localidade muitas coisas boas ainda vimos acontecer.

À noite os moradores costumam sentar-se nos bancos da pracinha e curtir aquele velho bate papo. A caixinha da TV ainda existe, mas nos tempos de hoje o costume de assistir televisão na praça já não existe mais, até porque há risco de roubo. Ao lado da praça tem ainda uma quadra de esporte para a moçada bater aquela bolinha.

De todas as árvores que existem na comunidade se destaca o único pé de Benjamim, árvore quase extinta em nossa região. A igreja da localidade também é outro ponto de encontro nas celebrações eucarísticas. Não sei oficialmente, mas acredito que é no Borges que Jaguaruana tem o maior número de idosos, em toda casa que se passa dificilmente você não encontra um morador da terceira idade. Já no que diz respeito ao público jovem, acredite, se conta nos dedos.

Finalizando essa humilde homenagem, espero ter levado um pouco do meu conhecimento sobre essa localidade para meus leitores. Não sou um historiador, mas acredito ter feito o que estava ao meu alcance. Pode não ser o melhor lugar do mundo para se morar, mas não tenhamos dúvidas, Santa Cruz do Borges é um "LUGAR DE GENTE FELIZ".
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário