Não é só a LaMia que costuma viajar com plano de voo arriscado
A
pratica de voar sem combustível suficiente para qualquer imprevisto
como aconteceu com a aeronave que levava a equipe da Chapecoense para a
Colômbia também é adotada por grandes empresas, como a TAP.
A companhia portuguesa é investigada na Espanha por ter pedido
prioridade numa aterragem em Santiago de Compostela por emergência de
combustível, num voo Funchal-Porto. A TAP nega, no entanto, a acusação.
Por mal tempo e más condições de visibilidade a aeronave não pode descer
em Porto e seguiu mais para o norte de Portugal.
Segundo a Agência Lusa, uma fonte garantiu que "a declaração de
emergência de combustível foi declarada por imposição legal", já que "é
obrigatório sempre que qualquer voo preveja aterrar com combustível
abaixo de 30 minutos de voo" e que a aeronave aterrou com combustível
para voar mais 29 minutos.
Mas, de acordo com a Comissão de Investigação de Acidentes e
Incidentes de Aviação Civil espanhola, "uma vez em contato com
aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou 'mayday'
por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de
combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989
quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva
final".
Chapecoense
Segundo a Aeronáutica colombiana, o avião da LaMia que levava os
jogadores e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e convidados da
Bolívia para Medillín, na Colômbia, não tinha combustível no momento da
queda.
O plano de voo chegou a ser recusado por uma funcionária responsável a
autorizar a decolagem por ter dúvidas de que o combustível seria
suficiente para fazer o trajeto. De acordo com as estimativas
apresentadas no documento, o avião levava combustível para 4 horas e 22
minutos, exatamente o tempo previsto para a viagem entre Santa Cruz e
Medellín, na Colômbia. As regras internacionais de aviação estipulam que
um avião deve transportar sempre mais 10% de combustível do que o
estimado para a viagem, ou o suficiente para voar durante mais 45
minutos do que o tempo previsto.
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