Engolir esperma pode ser prejudicial para a saúde? Por quê?

Escrito Por Giovanna Mazzeo
sexo oral esperma1216 400x800
Engolir o esperma do companheiro durante o sexo oral é uma pratica bastante comum, mas pode ser perigosa se for feita sem os devidos cuidados.

As DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) podem ser passadas em todos os tipos de sexo, inclusive no oral. Ou seja, caso o homem tenha alguma doença, como Aids ou hepatite, ela pode, sim, ser transmitida durante a prática.

Engolir esperma faz mal?

Por isso, o urologista Lawrence Utida afirma que esta prática só deve ser feita após o homem realizar exames que confirmem que ele não tem nenhuma DST e com parceiros fixos e fiéis, para que não exista o risco de o homem contrair uma doença com outra pessoa e passar para a companheira ou companheiro.

Utida ainda alerta que algumas doenças podem se manifestar até seis meses depois de serem contraídas. Ou seja, caso você saiba que não tenha nenhuma DST, é preciso que o seu parceiro aguarde seis meses desde a última relação sexual dele com outra pessoa para que faça exames que confirmem que ele não tem nenhuma DST e, desta forma, vocês possam praticar sexo oral sem preservativo.

Tomando todos estes cuidados, não há problema em engolir esperma, já que ele é composto basicamente por vitaminas e aminoácidos, é digerível e não é tóxico.

Mitos sobre esperma

Sêmen é antidepressivo natural?

casal amor cama 216 400x800
É mito que o esperma seja um antidepressivo e, por isso, engoli-lo faça bem para a saúde. “O esperma não tem nenhum componente que seria capaz de combater a depressão. Pode ser que a pessoa tenha muito prazer em engolir e isso ajude, mas não existe nenhuma relação entre as duas coisas”, afirma o urologista.

Sêmen humano faz bem para a pele?

Dizer que o esperma faz bem para a pele também é mito. Engolir o líquido ou passá-lo no rosto não surtirá efeito estético algum.

Acaba com enjoo?

Outro mito é afirmar que o esperma é capaz de minimizar os enjoos matinais de gestantes.

“Os enjoos são decorrentes dos picos de beta HCG que são normais no início da gestação ou devido à gastrite. Se ele acontece pro conta da gastrite, comer qualquer alimento capaz de diminuir a acidez do estômago diminuiria o enjoo. O esperma tem um pH mais básico, até poderia diminuir um pouco a acidez, mas seria muito pouco, não dá para dizer que ele é capaz de acabar com enjoos”, afirma Utida.

Onde o sêmen é produzido?

esperma exame infeccao 216 400x800
A ejaculação é a emissão do esperma, que nada mais do que a união do sêmen, líquido que vem da próstata, com os espermatozoides, que são produzidos nos testículos. A união ocorre na próstata.

A cor do esperma costuma variar de branco a cinza claro, e a quantidade de líquido expelido, de 0,5 ml a 4 ml por ejaculação. Contudo, não é possível afirmar que o homem tem algum problema de saúde a partir da cor e da quantidade de líquido liberado na ejaculação.

“Esperma não tem nada a ver com masculinidade. Tem gente que pergunta se quanto mais forte o jato melhor, mas isso não tem nada a ver. Depende muito da anatomia da pessoa, do organismo, o que comeu, o que bebeu, tudo isso interfere”, comenta o urologista.

Mesmo assim, as alterações espermáticas têm significados. Por exemplo, odor mais forte na hora da ejaculação pode indicar uma infecção. Ainda assim, a única forma de diagnosticar uma infecção é por meio de exames.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário