Em Jaguaruana Metalúrgica Lucas, há mais de 150 anos fazendo parte da vida da população Jaguaruanense.



Valério, Francisco, mais conhecido por pezinho e Antônio, três filhos do casal José Lucas Filho e de dona Francisca Pereira Lucas, conhecida como dona Chica. A história que segue adiante é nada mais nada menos do que um exemplo de amor, dedicação e, acima de tudo, de continuidade de uma luta. Irei tentar falar um pouco para meus amigos leitores do Blog Jaguaruana Verdade sobre uma profissão pouco reconhecida, mas que já há mais de 150 anos é praticada por membros da família Lucas que já está na 4ª geração desempenhando essa função. Ferreiro, quem já ouviu falar nessa profissão ou quem, também, já ouviu falar que em Jaguaruana tem uma família que sobrevive, de forma artesanal, trabalhando nessa arte?

É amigos, recebi a sugestão de um leitor do Blog Jaguaruana Verdade, meu amigo Henrique Negão, me solicitando que fizesse uma homenagem a esses três irmãos que prestam um relevante serviço a população Jaguaruanense, principalmente aqueles que trabalham na área da Agricultura e que precisam de suas ferramentas bem batidas e bem amoladas para pratica dos serviços. Quem não conhece a história desses três irmãos, deverá se emocionar ao saber que em pleno século XXI, os mesmos fazem trabalhos artesanais que eram realizados há cerca de, quase, Dois Séculos atrás e com isso, tiram o sustento de suas famílias.

Tudo começou há muito tempo atrás com um senhor chamado de José Lucas que fundou a primeira metalúrgica de Jaguaruana. O local, apesar de ter sido na mesma rua não era esse, mas mudava apenas de esquina, ou seja, poucos metros apenas distante de onde fica a metalúrgica Lucas nos dias atuais. José Lucas, um exímio Ferreiro que junto com seus irmãos herdou a profissão de seu pai e a deixou para seu filho José Lucas Filho.

José Lucas Filho era o pai do Valério, do Pezinho, do Antônio e do saudoso Ribamar que também trabalhava com o irmão, mas já não vive mais neste Plano. Ambos cresceram trabalhando com seu pai e consequentemente deram continuidade a história do mesmo. Valério o mais velho da turma disse, ainda, lembrar um pouco do seu avô. O mesmo começou muito cedo ajudando seu pai para criar os irmãos mais novos e sua missão na metalúrgica era acionar o fogo através de um instrumento chamado de fole. Aprendeu as técnicas de pegar o ferro bruto e transformá-los em ferramentas de boa qualidade, fato que depois foi seguido por seus outros irmãos e agora pelo filho.

Hoje a família Lucas contabiliza, de certo, a 4ª geração na arte de trabalhar e fundir o ferro e transformá-los em ferramentas. Na manhã desta Segunda Feira (13) tive a oportunidade de conversar com os três irmãos e o filho do senhor Valério, João Paulo que já trilha o caminho do pai e dos tios. Tive o prazer de ver todo o processo que é realizado, tudo de forma artesanal e decidi compartilhar para meus amigos leitores essa grande satisfação. Sei que Jaguaruana tem várias oficinas e muitos bons profissionais isso é fato. Agora eu e mais um monte de milhares de Jaguaruanenses não imaginávamos o quanto que esse trabalho realizado por esses cidadãos, representa para história de nossa cidade.

Ao conversar com ambos e mais precisamente com o amigo Valério, o mesmo disse está muito feliz em ver na pessoa dele, dos seus irmãos e agora de seu filho, a continuidade de um sonho que se iniciou há mais de 150 anos atrás, quando Jaguaruana nem pensava em ser chamada por esse nome e que todos os dias, por mais dificultoso que seja ambos conseguem retirar dessa, humilde, profissão que seu pai os deixou, o sustento de suas famílias.

"Trabalhamos em um local humilde, acanhado e que as marcas do tempo mostra sua ação, já, no descascar da parede feita de tijolo. Não é fácil sobreviver, tanto tempo, a uma profissão que poucas pessoas conhecem e muito menos reconhecem como é a profissão de ferreiro. No entanto, só temos agradecer a Deus e ao nosso pai, José Lucas, que nos ensinou essa profissão. Daqui, de forma braçal e artesanal tiramos, todos os dias, o sustento de nossas famílias. É isso que nos faz acordar cedo e vir para nosso canto de trabalho com a certeza de que iremos cumprir mais um dia de jornada, sempre se lembrando do nosso pai que está ao lado de Deus". Destacou Valério o mais velho dos três irmãos que se emocionou ao mostrar a foto do pai e de seu irmão na parede.

Queria eu poder fazer um documentário sobre a história de vida da família Lucas de Jaguaruana.  Em mais de 150 anos de história, escrever estes parágrafos e relatar um pouco a história de vida dessa família, para mim é muito gratificante. As imagens que irão ser mostradas e que acompanharão este, humilde, artigo, mostrará uma realidade vivida por Valério, Francisco e Antônio e que passa despercebido por muitos Filhos de Jaguaruana que passam em frente da Metalúrgica Lucas, todos os dias, mas que talvez não saiba o quanto ela faz parte da história de nossa Jaguaruana.

O tempo passou e com o avanço da tecnologia outros serviços tiveram que ser adaptados para que junto com o trabalho artesanal pudesse gerar um pouco mais de renda. Sem sair da linha de sua fundação, a Metalúrgica Lucas também faz portas e portões de ferro trabalhado com um preço muito bom. Visite-a, a mesma fica situada à Rua São José N° 1345 mesmo no centro da cidade de Jaguaruana.  

Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário