Jaguaruana em alerta contra o Mosquito da Dengue, vários municípios do Vale Do Jaguaribe sofrem com transmissão da CHIKUNGUNYA.


O Estado do Ceará, em todo o Brasil, é o que tem apresentado o maior número de casos de Chikungunya em todo o País, no ano de 2017, e também o 4º colocado no ranque Nacional, no que diz respeito à transmissão de Dengue. O Mosquito que mais parece um inseto inofensivo tem mostrado que, ano após ano, consegui reagira às ações de combates executadas pelos profissionais e faz a cada dia mais vítimas.

Aqui em nossa região temos conhecimento que as cidades de Aracati e Russas, ambas ficam ligadas diretamente a nossa Jaguaruana, estão enfrentando seríssimos problemas com o avanço da Chikungunya, uma doença, ainda, desconhecida, mas que já chama atenção por seu nome complicado até de falar. Nos últimos anos tem sido ela que tem tirado, acredito eu, o sono dos Gestores Públicos, seja ele Municipal, Estadual e Federal, que por mais que intensifique o combate ao mosquito, o mesmo parece brincar com a cara de todos.

Aqui em Jaguaruana, o setor de Endemias de nossa cidade, terminou no dia desta Quarta Feira (19) a conclusão do Segundo Ciclo das atividades de combate ao mosquito. Até o momento, podemos dizer que nossa cidade não enfrenta problema com transmissão de dengue ou Chikungunya, porem sabemos que temos a presença do vetor em grande parte do nosso município e isso nos leva a chamar, a todos nós, para ficarmos vigilantes a todos os sintomas ou doenças que se pareçam com a Dengue e a Chikungunya, como também ficarmos atentos aos depósitos que tenham ou que possam vir ter água e ser possíveis criadouros de mosquito.

Alertamos também a cada filho de Jaguaruana que, necessariamente, viaje para municípios que estejam com transmissão de Chikungunya para que ao retornar a nossa cidade e se por acaso sentir alguns sintomas suspeitos, como dores no corpo, febre alta, manchas avermelhadas na pele, procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Devemos lembrar que não podemos brincar, pois tanto a Dengue como a Chikungumya, são doenças que podem trazer sérios problemas de saúde, inclusive a morte. O mosquito se alimenta de sangue e na hora de pegar sua presa ele não sabe se é um rico ou um pobre, uma criança recém-nascida ou um idoso, ele não quer saber se é um branco ou um negro, ele que saber se sasseia sua fome, o que faz parte do seu natural.

Finalizando esse artigo, faço aqui um apelo a cada Jaguaruanense que ao receber a visita dos nossos Agentes de Combate ao Mosquito da Dengue, os acompanhe no trabalho que o mesmo vai realizar em sua residência. Procure saber como está sua caixa d'água se ela está aberta ou vedada e faça isso nos demais depósitos. Aqui em Jaguaruana focos do mosquito tem sido encontrados dentro de potes, caixas d'águas, tanques, cacimbas, cisternas, entre outros, todos esses depósitos estão dentro ou nos arredores de nossas casas. Os nossos Agentes usam um produto que combate a larva do Mosquito, mas devo dizer para todos que estão lendo esse artigo que o melhor para se evitar ter Dengue ou Chikungunya em nossa cidade é não deixarmos o mosquito nascer.


Muito Obrigado e até as próximas informações.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário