Nem sempre Fernando de Noronha foi ponto turístico; ilha antigamente era um presídio

ESCRITO POR PAULO NOBUO
KANOKRATNOK/SHUTTERSTOCK

Localizado abaixo do Equador e sob a jurisdição de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é famoso nacional e internacionalmente por sua paisagem paradisíaca composta por diversas ilhas de origem vulcânica que atraem turistas de todo o mundo.

Mas, você sabia que Fernando de Noronha nem sempre foi ponto turístico e, no passado, chegou a servir de base para uma prisão? O Presídio de Fernando de Noronha foi fundado em 1737, depois que Portugal se alertou para o risco de perder as terras da região, uma vez que franceses e holandeses já haviam tentado tomar posse do arquipélago anteriormente.

Fernando de Noronha abrigou prisão por mais de 200 anos
DANIEL WIEDEMANN/SHUTTERSTOCK

Como as ilhas formavam pontos estratégicos de rotas comerciais, bem no meio do caminho para a Europa e a África, elas então foram povoadas por criminosos condenados por assassinatos, falsificação de notas, fraudes e outros delitos.

Fernando de Noronha abrigou o presídio por mais de 200 anos, com infratores incapazes de planejar fugas, uma vez que estavam cercados por água. O fato faz lembrar Alcatraz, famosa prisão norte-americana construída em uma ilha de São Francisco, Califórnia.
GLOBAL_PICS/GETTY IMAGES

Em 1938, o então presidente Getúlio Vargas determinou que o Presídio de Fernando de Noronha se tornasse um local para o qual seriam mandados presos políticos contrários ao Estado Novo. O objetivo era manter distante e isolada qualquer ameaça ao governo vigente na pele de “indivíduos perigosos à ordem pública” ou “suspeitos de atividades extremistas”.

A prisão foi desativada pouco tempo depois, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e a ilha serviu como base para a defesa nacional.
GIANCARLO DE SOUSA GIANNE/GETTY IMAGES

A exploração turística de Fernando de Noronha começou em 1986, sob administração do Estado Maior das Forças Armadas (EMFA), com projetos de implementação de infraestrutura, rede de saneamento básico, estradas e modernização da distribuição de energia elétrica.

No mesmo ano o arquipélago foi declarado como Área de Proteção Ambiental, possibilitando o turismo racional sem deixar de preservar o seu ecossistema.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário