9 Causadores de CÂNCER que Você nem imaginava!

Alguns mecanismos que levam ao câncer ainda são considerados um mistério para a ciência, mas há algo que podemos com certeza afirmar… Embora se pensasse que a genética fosse um dos principais fatores para o problema, hoje sabemos que a questão ambiental e o seu comportamento têm grande influência nisso.


Estamos o tempo todo cercados por poluentes e outros produtos químicos, até mesmo dentro de casa… Além disso, nossos alimentos não são mais os mesmos. Quando não estamos comendo os processados e industrializados, consumimos produtos com agrotóxicos e valor nutritivo menor que antigamente.

A boa notícia é que não estamos predestinados a enfrentar o câncer. Você pode tomar as rédeas da situação e se prevenir. Sua melhor arma é a informação!

Veja alguns potencializadores do risco de câncer que pouca gente conhece…
Causadores secretos de câncer
1. Embalagens de comida

Você sempre ouviu falar que alimentos ruins, como os fast-foods, são causadores potenciais de câncer. E isso é verdade… Mas pode nunca ter pensado que as embalagens onde eles são entregues são potencialmente perigosas! Elas contêm produtos químicos perfluorados, conhecidos como PFCs e PFASs, que facilmente passam para o seu lanche. Portanto, tente ao máximo privilegiar uma alimentação o mais natural possível.
2. Filtro solar


Alguns filtros solares, que você imagina estarem lhe protegendo contra o melanoma, podem ser arriscados. Substâncias como ácido amino-benzóico, octil saliciclato, cinoxato, dioxibenzona, fenilbenzimidazol, homosalato, antilanilato de mentil, octocrileno, metoxicinamato, parabenos e oxibenzona, presentes nos filtros, devem ser evitadas. Fique de olho nos rótulos!
3. Tomar pouco sol

Um item que está totalmente relacionado ao anterior… Fomos doutrinados a ficar longe do sol. Mas a verdade é que precisamos dele para a produção de vitamina D. Pesquisas confirmam que bons níveis de vitamina D são importantes para a prevenção de vários tipos de câncer, como o colorretal ou de mama. Lembre-se que o sol é sua melhor opção para conseguir os níveis adequados. É natural, saudável e totalmente disponível, principalmente em um país tropical como o Brasil. Aproveite!
4. Comida tostada demais


Você gosta de carne bem passada? De torrada bem escura? Olha, essa não é uma boa ideia. Comida tostada demais ou queimada, especialmente no caso de alimentos que contêm amido, como batatas e pães, geram acrilamida, um potencial cancerígeno. As pesquisas em animais mostram que a substância pode danificar o DNA e levar ao câncer.
5. Dormir mal

Segundo uma pesquisa do MIT, nos Estados Unidos, dois genes encarregados de controlar o ritmo circadiano das células, que regula o nosso sono, também funcionam como supressores de tumores. No estudo, animais que tinham o ciclo alterado devido à exposição inadequada à luz do dia tinham maior crescimento tumoral.
6. Serragem

Segundo um estudo, pessoas que trabalham em construções ou fabricações de móveis tem maior risco de câncer nasal. Isso fez a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificar o pó de madeira como carcinogênico. Se você trabalha com esse tipo de material, procure sempre usar máscaras adequadas para se prevenir e cuide dos sistemas de ventilação, evitando ambientes muito fechados.
7. Ficar parado

O sedentarismo está sempre ligado ao ganho de peso e problemas cardiovasculares. Mas, além disso, pesquisas indicam que um estilo de vida sedentário aumenta os riscos de câncer de cólon, endometrial e de pulmão. E mais: o risco é maior a cada 2 horas a mais que você passa sentado. Portanto, movimente-se e evite ficar longas horas sentado. Vai ser bom para sua saúde e para sua silhueta!
8. Cheiros agradáveis


Você gosta daquele “cheirinho de limpeza”? Pois saiba que certos compostos orgânicos voláteis, como os que conferem o cheiro a velas perfumadas e produtos de limpeza, podem aumentar o seu risco de câncer. Isso ocorre pela formação de formaldeído, o resultado de reações químicas referentes aos químicos dos produtos. Essa substância está associada a cânceres como leucemia mieloide e câncer nasofaríngeo. Nesse caso, a dica é priorizar produtos naturais para sua casa.
9. O local onde você mora

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou a qualidade geral do local onde as pessoas viviam, relacionando os dados com o risco de câncer. Foram observados fatores como poluição do ar, proximidade a rodovias e outras condições gerais de moradia. O estudo comprovou que a incidência da doença era maior nos piores ambientes, em especial para os cânceres de próstata e mama.

Realmente, são muitos fatores… Alguns, bem desconhecidos da maioria das pessoas. É óbvio que nem sempre conseguimos nos prevenir de todos eles, mas ao saber quais são, você já pode fazer o máximo para se proteger. Fique sempre alerta. Este é um caminho importante para uma Supersaúde!

Fonte: Dr. Rondó
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário