Carro de boi
O carro de boi é o meio de transporte
mais simples e mais primitivo ainda utilizado na zona rural para
transportar cargas e mudanças. Surgiu na idade da pedra, chegou ao
Brasil com os portugueses à época da colonização e da implantação dos
engenhos de açúcar.
O carro de boi é composto pelos seguintes itens:
- duas rodas, cercadas por aro de ferro para garantir maior resistência à madeira. São constituídas de três pranchas unidas por travas de madeira, colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares;
- uma mesa de madeira grande ao meio, que possui cerca de três metros de comprimento e um metro e meio de largura, com duas peças resistentes de cada lado e uma terceira ao meio mais comprida, que é o cabeçalho;
- O cabeçalho atrelará o carro ao canzil, que são peças trabalhadas em forma de estaca, que atravessam a canga em quatro pontos, onde os bois são atrelados para puxar o carro;
- A canga possui mais ou menos um metro e meio de comprimento e desenhada para contornar o pescoço do boi que será amarrado por uma correia de couro, chamada de brocha.
- O cocão é o ponto de apoio entre a mesa de madeira e o eixo do carro. O chiado da roda do carro ou cantiga é característico e produzido pelo atrito do eixo com o cocão.
- O carro de boi, quando era carregado, era cercado pela cheda, prancha que era colocada na lateral para colocação dos fueiros, que eram as estacas para prender a carga ao carro.
A pessoa que guiava o carro de boi tinha
o nome de carreiro e usava uma vara comprida para ferroar os bois para
aumentar a passada deles e garantir que eles iriam para onde o carreiro
indicasse. Os bois andavam de parelho e tinham nomes pitorescos que eram
gritados pelo carreiro para garantir que eles seguissem o rumo indicado
pelo seu guia.
Os bois eram domesticados para a canga e eram extremamente mansos, mas os desobedientes eram guiados pelo ferrão da guiada.
A madeira utilizada para a construção do
carro era bem resistente tais como a carnaúba, jacarandá, sucupira,
aroeira e pau d’arco.
Foi muito utilizado na época do Brasil Colônia, para transporte da cana-de-açúcar para o engenho, lenha para as fornalhas para aquecerem as tachas de rapadura, para carregar a mandioca para fazer farinha, sacas de café,
carregar mudanças dos colonos e transporte de pessoas para a cidade,
que eram os pequenos vilarejos da época, buscar querosene e tecidos,
pois a comida e a quitanda eram produzidas em casa, e ainda participar
das missas dominicais e quermesses.
Durante a segunda guerra mundial o carro
de boi foi utilizado para transporte de cargas e pessoas, pois faltou
combustível para os carros mais modernos da época.
Atualmente o carro de boi é usado em
zonas rurais em festas típicas das pequenas cidades, em entradas de
fazendas antigas como enfeites rústicos, pois as coisas da roça estão na
moda e as pessoas que estão cansadas do agito e stress da cidade grande
procuram a tranquilidade, a simplicidade e o jeito acolhedor dos locais
que remetem à vida da roça.
Fonte: http://www.coisasdaroca.com
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