Nova lei eleitoral 2016, em Jaguaruana se os candidatos economizam nos gastos, falta tempo para os mesmo visitar todas comunidades.




A nova lei eleitoral que está em vigor e que rege as eleições municipais de 2016 surgiu como fonte de economizar os gastos para os candidatos. Diante aos casos de corrupção sistêmica que envolve as grandes empresas e grande parte dos políticos Brasileiros, reduzir gastos na campanha eleitoral, poderia ser a saída para que os candidatos fizessem uma campanha mais barata e sem a opressão de seus doadores que se aproveitam do momento, para praticar a conhecida via de mão dupla, ou seja, dá com uma e depois tira com as duas.
 

     style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
     data-ad-client="ca-pub-1514761005057416"
     data-ad-slot="6937877483">

Pois bem, não vou aqui me aprofundar no quesito lei, artigos, etc e tal. Quando se cria uma lei, com certeza os mentores intelectuais, a criam sempre achando que a mesma vai ser cumprida a risca, muito embora saibam que não é assim que funciona, infelizmente. De certa forma, não podemos deixar de dizer que a redução da poluição visual e sonora, foi algo de positivo para o contexto final da lei, talvez a mesma tenha agradado mais a população do que mesmo aos candidatos.

A nova Lei Eleitoral, também reduziu o período de campanha, antes dos 95 dias em que as coligações tinham tempo de se preparar, se programar e realizarem suas visitas casa a casa, comícios e passeatas, foi reduzidos para 45 dias corridos e atormentadores, pois o tempo passa voando.

Vejamos sós, aqui em Jaguaruana, Município do interior do estado do Ceará que conta com aproximadamente 35 mil habitantes e pouco mais de 28 mil eleitores, os candidatos aos cargos de Prefeito e Vice Prefeito e aos cargos de Vereadores, estão tendo muitas dificuldades de realizarem as visitas em todas as residências do nosso município. Política no interior é sempre assim, o eleitor, muitas vezes quer ver as figuras dos candidatos, escutar da boca deles suas propostas e ideias e ao mesmo tempo, relatar problemas que suas comunidades passam, que, diga-se de passagem, não são poucos.

Infelizmente o que está acontecendo é um verdadeiro atropelo por causa justamente da nova lei eleitoral que cortou pela metade o tempo de campanha. Tenho conversado com alguns amigos que são candidatos aqui na cidade e a reclamação é a mesma por parte de todos. Ainda ontem, falei com um candidato que me disse o seguinte: "Já estamos na metade da campanha e até agora, não consegui visitar 10% das comunidades de meu município, infelizmente, sei que no dia da votação, estarei prejudicado, pois não há tempo hábil para tanto". Palavras de um candidato a Vereador do Município de Jaguaruana.

Entre erros e acertos, não quero aqui julgar o mérito da lei, se é boa ou ruim, de certo mesmo é que os mesmos criadores dessa lei, se levar em comparação ou se for estabelecida a mesma nas eleições de 2018, poderão eles próprios ter dado um verdadeiro tiro no pé. Será que eles esqueceram que suas bases eleitorais se configuram com os Prefeitos (a) e Vereadores (a) que forem eleitos este ano? E aqueles candidatos que possivelmente não forem eleitos por falta de tempo para visitar as casas, como ficam?

Se realmente a nova lei eleitoral foi reformulada no pensamento de reduzir gastos e dizimar do meio político a corrupção gerada por doadores de campanhas e políticos mal intencionados acredite, em meu pouco entendimento, não deu certo não pelo menos é o que alguns candidatos de Jaguaruana me dizem. Vamos em frente, boa sorte a todos e que vença os que mais souberem se sobressair diante as dificuldades, não é fácil, mas é o preço que se paga. Boa sorte a todos
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário