TEXTO PARA REFLEXÃO: VIDA CRIAÇÃO!


   Alguns tentam definir a vida como ciência. Estes atenderão apenas ao pensamento aristotélico da realidade como verdade, não como a essência da vida. Por isso, o efeito brilhante da frase "A vida imita a arte.’’, sempre nos intriga, certamente, por velar a mesma essência de ambas: a criação. Esta não se pode explicar; é! E tudo é! Magnificamente é! A essência, a beleza, enfim, a vida! 

   O químico francês Antoine Laurent de Lavoisier foi bastante infeliz quando disse que "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.". Aliás, não sei quais os motivos que o levaram a dizer "Nada se cria.", quando bastava "Nada se perde, tudo se transforma". Algo bastante esquisito. Talvez, resistisse à ideia de que tudo se transforma de modo criativo, e isso certamente mostraria ao homem que tudo é criação. Parece não ter percebido que a vida não se deslumbra com nossa ciência; nós é que ficamos deslumbrados com a vida. Por isso, procuramos incessantemente compreendê-la, principalmente, os seus mistérios, e é justamente por esta razão que a ciência existe, o que não significa negar a importância dela: ela é também fascinante. Todavia, entendo que assim como refazer é um ato de fazer, recriar um ato de criar, portanto, na natureza, toda renovação é um ato de criação. Como disse Einstein: "Existem apenas duas maneiras de ver a vida: uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre”. Desassociar existência de criação é impossível, porque tudo o que existe é, e toda criação é a existência de alguma coisa. A diferença é a lei dela. Infelizmente para alguns cientistas isto, às vezes, não é obvio. Um clone é uma criação? Sim! No sentido de que se busca uma relação de igualdade perfeita. No entanto, esta relação jamais poderá ser absoluta! Assim, a vida é a existência de uma criação como um vaso cerâmico de um artesão; tem natureza mental e essência espiritual. 

   Criou-se o mito, a utopia da igualdade como algo absoluto, o interessante: igualdade absoluta é diferença - tudo é igualmente desigual porque tudo é uma criação. Consideram que ela é condição essencial para resolver os problemas sociais e esqueceram da eqüidade, do "Dai a César o que é de César.", ou seja, do processo de reconhecimento da relação de igualdade entre as coisas, cuja condição de ser, apesar de relativa, é seguramente sempre identificável. Enfim, esqueceram aquilo que é justo e insistem em nivelar, igualar tudo; o pior: tudo por baixo. Confundem deformações humanas, sociais e culturais com desigualdades humanas, sociais e culturais. Não entenderam que apesar da deformação ou distorção ser uma desigualdade, não é ela, mas sim uma distorção dela, pois, se minhas mãos são diferentes de outras mãos, isto não tem nada de errado. No entanto, se estão inchadas, certamente, não estarão representando aquilo que, por natureza, é desigual, mas sim uma distorção do que é naturalmente diferente. Provavelmente, isto vem ocorrendo a partir da revolução francesa calcada no slogan "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" e não no da Eqüidade, Liberdade e Fraternidade como deveria ser. Aquele fora politicamente explorada e disseminada sem o cuidado de uma reflexão mais cuidadosa. 

  Concluo o exposto lembrando a famosa frase de William Shakespeare: "Ser ou não ser, eis a questão."E também com a de Aristóteles, porém utilizando esta como caminho para se chegar à essência da vida: "A única verdade é a realidade"; esta última, como uma Criação. 

M. Melo
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário