CAJARANA: Vamos aprender um pouco sobre esse fruto do Nordeste Brasileiro.



A Cajarana é o nome de uma árvore e de seu fruto,  conhecido popularmente pelos nomes cajá-manga, cajá, taperebá-do-sertão e cajá-anão, é uma árvore da família das anacardiáceas. 
  Meia xícara de suco de cajarana por semana, você estará evitando quase 100% de risco de um enfarte.

A Cajarana é um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarela brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. 
 
É uma fruta rica em fibras. 
 
É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. 
 
Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe. 
 
Relativo a Cajapió, cidade e município do Maranhão. 

A Cajarana é uma espécie da Spondias lutea L. apresenta como centro de origem a América Tropical e se encontra amplamente distribuída no Brasil (PINTO et al., 2004). São encontradas isoladas ou agrupadas, notadamente em regiões da Amazônia e da Mata Atlântica, prováveis zonas de dispersão da espécie, e nas zonas mais úmidas dos Estados do Nordeste (SOUZA et al., 2000). 
 
No estado de Sergipe, observa-se uma ampla distribuição da espécie em áreas marginais aos cursos d’água. 
 
De acordo com Lorenzi (1992), a madeira da cajazeira é própria para marcenaria e carpintaria, sendo muito empregada na Região Norte para a construção de pequenas embarcações. 
 
No Nordeste, seus frutos têm participação crescente no agronegócio da região, principalmente pela comercialização para consumo como fruta fresca e processamento de polpa como matéria-prima no preparo de sucos, picolés, sorvetes, néctares e geléias (SOARES et al., 2006). 
 
Características: 
A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. 
 
É muito utilizada no preparo de sumos, cocktails, licores e sorvetes. Preservação Madeira muito fácil de tratar com creosoto (oleossolùvel) e com CCA-A (hidrossolúvel). 

Na cajarana, os principais benefícios da cajá podem ser: Ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias; 
 
Melhorar a saúde da pele e dos olhos por ter vitamina A; Combater as doenças cardiovasculares por ter antioxidantes. Além disso, ajuda também a aliviar a prisão de ventre, principalmente a variedade de cajá-manga, que se encontra mais facilmente na região nordeste do brasil e é rica em fibras. 
 
Além de vários flavonóides e fenóis e polifenóis importantes no seu fruto, entre os principais temos a Narigenina, Narigina, Quercetina e outros, Quercetina A Quercetina é um flavonóide natural amplamente distribuído no Reino Vegetal.
 
É um antioxidante polifenólico natural presente nos vegetais, frutas e sucos.
 
A Quercetina têm várias propriedades farmacológicas, entre elas:

Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio.
 
Nos alimentos a quercetina ocorre na forma de glicosídeo. Quimicamente a quercetina é uma aglucona da rutina e de outros glicosídeos. 
 
A quercetina é um poderoso antioxidante e anti-radicais livres.
 
Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. 
 
Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.

Benefícios da Cajarana:
Informação Nutricional:
Componentes Quantidade em 100 g de Cajarana 
Energia 46 calorias 
Proteínas 0,80 g 
Gorduras 0,2 g 
Carboidratos 11,6 g 
Vitamina A (Retinol) 64 mcg 
Vitamina B1 50 mcg 
Vitamina B2 40 mcg 
Vitamina B3 0,26 mg 
Vitamina C 35,9 mg 
Cálcio 56 mg 
Fósforo 67 mg 
Ferro 0,3 mg 
O cajá pode ser encontrado todo o ano e a sua produção é maior no sul da Bahia e nordeste do Brasil. 
Enfim, há inúmeras aplicações na medicina principalmente nos tratamentos de problemas circulatórios e capilares, incluindo inflamações de qualquer tipo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário